Sem perderem tempo, o álbum mais recente foi lançado este ano, os DARKTHRONE já estão a preparar-se para dar continuidade à fase prolífica que atravessam de há uns anos a esta parte.
Provando que estão a atravessar uma das fases mais inspiradas da sua carreira, os DARKTHRONE estão já a preparar-se para dar continuidade à sequência de álbuns dos últimos anos com uma promessa de mais música nova em 2025. Como é sabido, a icónica banda norueguesa, composta por Nocturno Culto e por Fenriz, tem mantido uma regularidade de edições verdadeiramente impressionante nestes últimos anos, com «Old Star», «Eternal Hails…….», «Astral Fortress» e o recente «It Beckons Us All» a chegarem em 2019, 2021, 2022 e 2024, respectivamente.
Pois bem, recentemente, o guitarrista e vocalista Nocturno Culto veio a público, o que não é lá muito comum, confirmar que os DARKTHRONE já têm um novo álbum nos planos, e que será gravado já na Primavera de 2025. Numa publicação breve, na conta oficial da banda no Instagram, o Sr. Ted Sjkellum expressou todo o seu entusiasmo ao partilhar algumas novidades e acabou mesmo por fazer algumas revelações capazes e deizarem os fãs a salivar.
“Há vários álbuns no horizonte. Com os Darkthrone, claro, que deverá ser gravado na próxima Primavera“, começou por escrever o músico. “Há uma nova banda também, na qual tenho estado a trabalhar desde Novembro do ano passado, e algo será lançado como teaser no próximo ano. Uma faixa ou duas. Agora, vou voltar à minha guitarra…“
Como tem sido habitual durante grande parte da última década, o caminho que os DARKTHRONE vão tomar no próximo álbum ainda não é claro. Após a incursão em sonoridades mais doom e densas, será interessante ver se a dupla se manterá nesta direcção, ou se explorará novas influências e texturas. Apesar de «It Beckons Us All» ter dividido opiniões, o «Old Star» e «Eternal Hails…….» até foram bem recebidos, cimentando esta fase mais doom e experimental como um capítulo significativo na discografia da dupla.
Os DARKTHRONE são um dos nomes mais influentes do black metal norueguês, tendo desempenhado um papel fundamental na definição do som cru e atmosférico do género nos anos 90. A banda, formada em 1986 por Fenriz e Nocturno Culto, passou por várias fases estilísticas, começando com influências de death metal e gradualmente mergulhando no black metal, particularmente com álbuns icónicos como «A Blaze In The Northern Sky», «Under a Funeral Moon» e «Transilvanian Hunger».
Nos últimos anos, a banda tem explorado novas sonoridades e, em vez de se limitar ao black metal, fez o seu próprio caminho, incorporando influências de crust, punk, doom e heavy metal clássico, mantendo a abordagem crua e descomprometida inalterada. Lançado em 2022, «Astral Fortress» tratou de explorar a fundo o som mais doom e atmosférico que os DARKTHRONE exploraram nos últimos anos.
Dando ênfase a paisagens sonoras mais densas, e mais melancólicas, apoiados em riffs lentos e pesados com uma aura sombria, os temas invocaram uma certa nostalgia, muito graças às referências ao heavy metal tradicional. O LP mais recente, «It Beckons Us All», mostrou-os a manterem a assinatura sombria, mas com uma abordagem mais introspectiva e um pouco menos imediata. Conhecidos pela sua atitude avessa à fama e a favor da independência artística, uma coisa é certa: em 2025, os DARKTHRONE vão certamente continuar a criar a sua história como uma das bandas mais respeitadas e imprevisíveis do panorama do metal extremo.