DARK TRANQUILLITY

DARK TRANQUILLITY: Revelam vídeo-clip oficial ao vivo para «Neuronal Fire» [streaming]

Os ícones suecos do ‘melodeath’ DARK TRANQUILLITY andam actualmente em digressão pela Europa com os “nossos” MOONSPELL.

Os DARK TRANQUILLITY brindaram os seus fãs com o lançamento de um vídeo-clip ao vivo da poderosa «Neuronal Fire», que faz parte do alinhamento do seu mais recente disco de estúdio, «Endtime Signals». O vídeo, que já pode ser visto no player em baixo, foi captado no passado dia 15 de Agosto, na edição de 2024 do famoso festival alemão Summer Breeze e afirma-se como “um bom exemplo da energia visceral e da mestria da banda em palco, oferecendo um vislumbre da sua força ao vivo“, pode ler-se no comunicado de imprensa.

A icónica banda sueca de melodeath está actualmente a percorrer a Europa com os MOONSPELL na sua Endtime Signals Tour. A digressão, que celebra o muito aplaudido lançamento do mais recente álbum dos DARK TRANQUILLITY, arrancou na passada quinta-feira, dia 31 de Outubro, em Berlim, e termina a 30 de Novembro em Gotemburgo, a cidade-natal da banda. Além dos MOONSPELL, o alinhamento de abertura inclui os finlandeses WOLFHEART e os alemães HIRAES.

A rota, que passará por doze países e por várias capitais, como Londres, Paris e Madrid, marca uma nova fase para os DARK TRANQUILLITY após o lançamento de «Endtime Signals». Considerado já um dos LPs mais ousados e emocionalmente intensos da banda, o sucessor de «Moment» representa um marco bem importante na carreira do grupo, sucedendo a um período de instabilidade que resultou numa profunda reformulação da sua formação.

Com a produção a cargo de Jens Bogren, conhecido por trabalhar com bandas de renome como Opeth e Amon Amarth, entre muitas outras, «Endtime Signals» acaba por combinar a produção polida com uma profundidade sónica que enfatiza o lado mais sombrio e emotivo dos DARK TRANQUILLITY e leva o seu som característico a novos territórios por meio de letras introspectivas e sonoridades mais experimentais, mantendo, contudo, a identidade que os tornou um marco do género.

Voltar ao que consideramos ser o núcleo dos Dark Tranquillity, com uma formação parcialmente nova, tem sido uma experiência tremenda“, explicou o vocalista Mikael Stanne quando o álbum foi editado. “Estas mudanças mais recentes deram-nos uma oportunidade única de reavaliarmos tudo e vermos o que podíamos construir de uma perspectiva nova e emocionante. Isso resultou num período de composição focado e intenso, durante o qual redescobrimos aspectos da nossa música e levámos certos elementos mais longe do que antes.”

O vocalista e timoneiro dos DARK TRANQUILLITY continua: “Tematicamente, o álbum trata de para onde estamos a ir, do que mudou verdadeira e fundamentalmente em nós e de como encontrámos novas formas de lidar com tudo isso. Ultimamente tem sido muito difícil encontrar a centelha da positividade e há uma sensação de tristeza latente, que percorre o álbum. Não apenas no sentido de lamentar o que perdemos a nível pessoal, mas também para onde os nossos sacrifícios acabaram por levar-nos.

A amplitude do álbum é algo em que trabalhámos intensamente e acreditamos que esta primeira música dá uma boa indicação, se não uma imagem completa, do que está por vir. Tem uma velocidade feroz, uma brutalidade opressora e melodias assustadoras. Isto significa que cumprimos a promessa que fizemos a nós mesmos e à nossa missão contínua“, conclui o cantor. Os formatos físicos de «Endtime Signals», o novo LP dos DARK TRANQUILLITY, estão disponíveis através da loja virtual da Century Media.