Foi através da sua conta de Instagram que os DARK TRANQUILLITY anunciaram aos seus fãs as boas novas: o próximo álbum, o sucessor de «Moment», que já data de 2020, já está a ser preparado, e a notícia até incluiu foto de estúdio para provar que é mesmo verdade. Este novo trabalho está naturalmente a suscitar curiosidade, por ser o primeiro com a nova secção rítmica – o baixista Christian Jansson (Grand Cadaver) e o baterista Joakim Strandberg-Nilsson (In Mourning, Nonexist), que se juntaram ao conjunto sueco no ano passado, vão-se estrear ambos nestas andanças, com os recentes-mas-não-tanto guitarrista Christopher Amott e Johan Reinholdz (ambos membros da banda desde 2020), o teclista de longa data Martin Brändström (desde 1999) e, claro, o carismático fundador Mikael Stanne, a completarem o resto da formação actual.
“Estamos muito excitados por reportar que as preparações para o próximo álbum dos D.T. estão em progresso total,” informou a banda no post. “As canções estão a ficar cada vez mais completas semana a semana, à medida que vamos afinando os detalhes e aperfeiçoando os riffs. Vamos revelar mais informação no futuro próximo, mas fiquem descansados porque as coisas estão a soar altamente, e mal podemos esperar para que possam ouvir a música em que estamos a trabalhar.”
Falando em Stanne, se o homem estiver com ar cansado nas próximas publicações da banda, não será de estranhar – para além dos Dark Tranquillity, estão também previstos novos trabalhos dos Grand Cadaver e dos The Halo Effect este ano, ambos projectos onde o vocalista também pontifica. Um ano em cheio para o nórdico e para os seus muitos fãs em perspectiva, portanto.