Porque recordar (também) é viver! Os lendários DARK TRANQUILLITY, a “incendiarem” o BLOODSTOCK OPEN AIR em grande estilo.
Os suecos DARK TRANQUILLITY foram uma das grandes atracções da edição de 2022 do festival inglês Bloodstock Open Air e a organização deste que é um evento em franca expansão decidiu usar o seu canal oficial no YouTube para partilhar uma filmagem profissional da actuação na íntegra do grupo liderado pelo icónico Mikael Stanne. Podes conferir as imagens no player em baixo.
Fenómeno musical nascido em meados da década de 90, o death metal melódico escandinavo teve um impacto enorme em toda a música extrema que se faz hoje e, ao lado de lendas vivas da tendência como At The Gates e In Flames, os DARK TRANQUILLITY ajudaram como ninguém a definir toda essa tendência.
Com uma capacidade enorme para combinar metal, duro e cativante em partes iguais, com elementos progressivos e ambientais, o sexteto oriundo de Gotemburgo acabou por desenvolver uma sonoridade única, aplaudida em uníssono por fãs e críticos e, desde que lançou o primeiro disco, corria o ano de 1993, reuniu um exército de apoiantes leais a nível mundial e uma reputação inabalável em concerto.
Recorde-se que, em Março último, os icónicos pioneiros do death metal melódico DARK TRANQUILLITY anunciaram que o seu novo álbum, intitulado «Endtime Signals», vai ser editado no dia 16 de Agosto via Century Media. Para assinalar o anúncio com a pompa e circunstância que merece, a banda estreou logo um primeiro single de avanço, «The Last Imagination», sucedido depois por um segundo aperitivo para o disco que aí vem com «Unforgivable».
“Bem-vindos uma vez mais ao universo dos Dark Tranquility”, escreve a banda num comunicado de imprensa. “Já faz um tempo desde que lançámos o «Moment» e passámos por muita, muita coisa para chegar onde estamos hoje. No entanto, agora que chegou o momento de revelarmos o primeiro single do próximo LP, que se chama «Endtime Signals», o sentimento é de orgulho, realização, e um pouco de alívio.“
«Endtime Signals» não marca apenas o 13.º álbum de estúdio dos DARK TRANQUILLITY, mas também o 10.º longa-duração do contrato com a Century Media Records e, segundo um comunicado de imprensa, “com base no sucesso de lançamentos anteriores, como «Atoma», de 2016), que alcançou o segundo lugar nas tabelas de bandas na Suécia, e «Moment», de 2020, que rendeu à banda um Grammis sueco, a banda promete continuar a redefinir e a oferecer uma experiência musical de alto nível com «Endtime Signals»”.
“Voltar ao que consideramos ser o núcleo dos Dark Tranquillity, com uma formação parcialmente nova, tem sido uma experiência tremenda“, explica Mikael Stanne. “Estas mudanças mais recentes deram-nos uma oportunidade única de reavaliarmos tudo e vermos o que podíamos construír de uma perspectiva nova e emocionante. Isso resultou num período de composição focado e intenso, durante o qual redescobrimos aspectos da nossa música e levámos certos elementos mais longe do que antes.”
O vocalista e timoneiro dos DARK TRANQUILLITY continua: “Tematicamente, o álbum trata de para onde estamos a ir, do que mudou verdadeira e fundamentalmente em nós e de como encontrámos novas formas de lidar com tudo isso. Ultimamente tem sido muito difícil encontrar a centelha da positividade e há uma sensação de tristeza latente, que percorre o álbum. Não apenas no sentido de lamentar o que perdemos a nível pessoal, mas também para onde os nossos sacrifícios acabaram por levar-nos.“
“A amplitude do álbum é algo em que trabalhámos intensamente e acreditamos que esta primeira música dá uma boa indicação, se não uma imagem completa, do que está por vir. Tem uma velocidade feroz, uma brutalidade opressora e melodias assustadoras. Isto significa que cumprimos a promessa que fizemos a nós mesmos e à nossa missão contínua“, conclui o cantor. As pré-encomendas de «Endtime Signals», o novo LP dos DARK TRANQUILLITY, vão estar disponíveis em breve através da loja virtual da Century Media.