D-A-D

D-A-D: Regresso a Portugal anunciado para Agosto e Setembro de 2024

Na bagagem, além de uma série de êxitos, os veteranos D-A-D- trazem o seu 13.º registo de originais, intitulado «Speed Of Darkness».

Na sequência do cancelamento da edição inaugural do BelaVista Open Air, onde estavam confirmados, os D-A-D acabam de anunciar o seu regresso a Portugal para não uma, mas duas actuações. A 23 de Agosto, a banda actua no festival Maré de Agosto, na Baia da Praia Formosa em Santa Maria, nos Açores. Quase um mês depois, a 28 de Setembro, tocam no Salão Preto e Prata, do Casino do Estoril. Os bilhetes para este último espectáculo já estão disponíveis através da Ticketline.

Na bagagem, além de uma série de êxitos, o grupo vai trazer o seu 13.º registo de originais, com o título «Speed Of Darkness», que tem data de edição a 4 de Outubro de 2024 via AFM Records. Segundo comunicado de imprensa, “não só podemos esperar uma colecção excepcionalmente forte de novos temas“, como a banda decidiu recentemente estrear dois (!) singles só de uma assentada. «The Ghost» e «1st, 2nd & 3rd» podem ser escutadas mais abaixo.

Juntando-se mais uma vez ao produtor Nick FossJacob Binzer, o guitarrista dos D-A-D, revela: “Ele diz que este é o nosso conjunto de músicas mais forte em muito tempo e, feitas as contas, anda nisto desde 1988. Embora ninguém possa julgar realmente um álbum antes de um ou dois anos após a sua edição, também acho que este é um grupo de temas fortes… Algumas destas canções surpreenderam-me muito positivamente enquanto as gravávamos, e isso é sempre muito promissor.

Jesper Binzer, o vocalista/guitarrista do D-A-D, concorda com o seu irmão: “Pela primeira vez em três ou quatro álbuns, estava totalmente satisfeito com o material e ansioso para entrar em estúdio todos os dias. O excesso de músicas. e ideias, era notório, sendo que este era um lugar que queríamos ter alcançado com os últimos três ou quatro álbuns do D-A-D. É uma loucura que as coisas sejam circulares dessa forma. Pensei que estava tudo feito, mas surgiu uma nova necessidade.

Sobre as duas novas músicas, os músicos dizem: “A «The Ghost» é um banger épico que ilumina tanto o que está para trás quanto o que está para a frente. Há uma melancolia escandinava no nosso universo. É sobre amor, perda e esperança num tempo fragmentado. É sobre agarrarmo-nos a algo que pode vir, ou que já pode ter desaparecido. A «1st, 2nd & 3rd» é sobre o puxão longo e difícil quando estás a tentar escapar de algo que realmente te impede de seguires o teu caminho.

«Speed Of Darkness» foi masterizado por Jacob Hansen (conhecido pelas suas colaborações muito bem sucedidas com os VOLBEAT, AMARANTHE ou POWERWOLF). “O Jacob Hansen é muito bom a produzir sons de bateria, e tem uma sala de gravação projectada para bateria“, diz Laust Sonne, o baterista dos D-A-D. “Não há muitos estúdios como esse por aí, já que, na maioria, é tudo feito em computadores. Hoje em dia é difícil para bateristas como eu, que batem forte e fazem barulho de pratos, encontrarem pessoas que nos saibam gravar, mas o Jacob é um deles, por isso foi realmente incrível.