CRADLE OF FILTH

RETROVISOR: Cradle Of Filth @ Festival ULTRABRUTAL, Penafiel, Portugal | 03.07.1994 [vídeo]

O disco de estreia dos CRADLE OF FILTH, «The Principle Of Evil Made Flesh», foi editado a 24.02.1994. Escassos meses depois, a banda britânica estreou-se em Portugal.

Esta semana, aqui no RETROVISOR, aproveitando o 30.º aniversário do clássico «The Principle Of Evil Made Flesh», a opção vai obrigatoriamente para os CRADLE OF FILTH e a sua passagem por Penafiel, no Festival Ultrabrutal, poucos meses depois dos ingleses lançarem o seu trabalho de estreia. À época, o festival era o nome maior de um underground que começava a ganhar dimensão. Provavelmente, a edição de 1994 terá sido mesmo a mais interessante, dividindo-se em dois dias, com os maiores nomes a serem GRAVE, HYPOCRISY e GOREFEST, estes últimos cabeças de cartaz.

Ao final da tarde do primeiro dia, uns desconhecidos britânicos, de caras pintadas, sobem ao palco oferecendo uma performance impressionante, que marcou todos os presentes. Nada de efeitos especiais, para lá do pôr-do-sol e algumas luzes nos últimos temas, apenas espaço para a música e a energia em palco com um par de guitarristas que não paravam e um irrequieto Dani Filth. O fenómeno CRADLE OF FILTH aterrava pela primeira vez em Portugal.

À época ainda eram poucas as informações sobre o movimento underground norueguês que já alastrava pelo território europeu, existindo já em Portugal um pequeno núcleo formado pelos DECAYED, FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM e MOONSPELL, três nomes que o grupo inglês sugeriu ao organizador para adicionar ao cartaz, acabando os MOONSPELL por estarem na audiência, com uma caixa contendo cópias de «Under The Moonspell» que aproveitaram para vender nesse fim-de-semana.

Poucos meses depois, os CRADLE OF FILTH regressavam a Portugal, para um concerto em Lisboa, e depois disso é história, para ambos os grupos. A imagem, capturada em fita VHS, não é a melhor, mas mesmo assim serviu de base para um vídeo bootleg, à semelhança do que se fazia com as actuações dos grupos noruegueses.

Segundo rezam as crónicas, esta foi mesmo a primeira aparição da banda de Dani Filth fora de terras inglesas e das poucas no estrangeiro que viram desfilar a formação original dos CRADLE OF FILTH. Fica a curiosidade de, em dado momento, a fita ser comercializada como «Live At Pena Field».

O festival, ainda durou mais algumas edições, acabando por colapsar na habitual conjugação entre más escolhas e ausência de um público que a uma dada altura era contado como certo. Mesmo assim foi nos palcos do festival que se afirmaram nomes como WC NOISE, GENOCIDE, GANGRENA ou SACRED SIN, entre outros.

Para os curiosos, fica o alinhamento desse final de tarde em que se fez história no black metal em terras lusas: «Darkness Our Bride (Jugular Wedding)», «To Eve The Art Of Witchcraft», «Nocturnal Supremacy», «Dusk And Her Embrace», «The Principle Of Evil Made Flesh», «Haunted Shores», «Instrumental», «The Forest Whispers My Name», «A Dream Of Wolves In The Snow», «Summer Dying Fast», «The Black Goddess Rises» e «Of Mist And Midnight Skies».