HELLOWEEN

Aqui está finalmente o terceiro tema de avanço para «The Screaming Of The Valkyries», o novo álbum dos CRADLE OF FILTH —  que, afinal, chega um mês antes do esperado.

No passado dia 22 de Janeiro, os CRADLE OF FILTH surpreenderam os fãs com uma actualização inesperada: o novo álbum da banda, «The Screaming Of The Valkyries», será lançado no dia 21 de Março, um mês antes da data inicialmente avançada pelo vocalista Dani Filth numa entrevista à Metal Hammer. O disco será editado pela Napalm Records, sucede ao muito aplaudido «Existence is Futile», de 2021, e contará com nove faixas inéditas, incluindo os singles já conhecidos «Malignant Perfection» e «To Live Deliciously».

Aproveitando o embalo, os CRADLE OF FILTH acabam de revelar mais um novo tema, intitulado «White Hellebore», que já pode ser escutado em baixo através de mais um sumptuoso vídeo-clip NSFW. Como podes comprovar, o tema é diabolicamente directo, justapondo o heavy metal tradicional com explosões de fúria destruidora, pontuadas por apontamento góticos e operáticos. O clip foi realizado pelo muito talentoso Shaun Hodson.

A flor de Inverno do título lembra-nos cintilantemente da nossa própria mortalidade, florescendo em estações de luz moribunda e terra fria e gelada“, diz Dani Filth, o líder dos CRADLE OF FILTH, sobre o tema e o vídeo. “Florescendo nas sombras, as flores atraem-nos profundamente para a escuridão. No contexto desta canção, o Heléboro Branco do título é uma mulher sedutora, não muito distante do perigo da viúva negra predadora, fomentando tanto a esperança como o desespero; um veneno e um elixir, ela é deslumbrante de se ver, mas sempre mortal ao paladar“.

Este tema sucede a «To Live Deliciously», tema que abre o álbum e serviu como o seu segundo single de avanço para o novo registo dos CRADLE OF FILTH. Num comunicado de imprensa, o Sr. Dani Filth descreve a canção como uma celebração da vida, centrada na ideia de liberdade e autoindulgência. “A canção fala sobre a celebração da vida. Sobre desfrutar de tudo sem as amarras da religião, da moda ou do Estado. Livre de culpa ou constrangimentos. Como a natureza pretendeu“, diz ele. O disco já se encontra disponível para pré-encomenda através da loja virtual da Napalm Records.

De acordo com Dani, o novo álbum promete revisitar elementos clássicos da sonoridade dos CRADLE OF FILTH, evocando a atmosfera de discos icónicos como «Midian» e «Dusk… And Her Embrace». “Tem de tudo um pouco do que fizemos até hoje. É uma espécie de viagem por vários momentos da nossa carreira”, explicou o cantor à Metal Hammer. A produção ficou a cargo de Scott Atkins, descrita por Dani como “brilhante” e fundamental para o impacto sonoro do disco.

Apesar de não seguir um conceito narrativo, Dani garante que o álbum mantém o DNA característico da banda. “Não é um disco conceptual. Isso requer uma visão muito focada e, sinceramente, não foi o que pretendemos desta vez. São apenas nove canções – longas, como de costume –, sem introduções, interlúdios ou participações especiais. É um disco directo, mas com uma duração robusta, como os nossos fãs esperam.

Quanto há muito aguardada colaboração com o cantor Ed Sheeran, o frontman dos CRADLE OF FILTH, que passaram por Portugal em Novembro de 2024, confirmou uma vez mais que a mesma não faz parte do alinhamento de «The Screaming Of The Valkyries». “Decidimos que não queremos que isso ofusque o álbum. Mas vamos lançar essa música, com certeza.” Recorde-se que, em Outubro do ano passado, os CRADLE OF FILTH já tinham lançado um vídeo-clip oficial de «Malignant Perfection», primeiro single de avanço para o novo álbum do grupo liderado por Dani Filth.

«Malignant Perfection» chegou mesmo a tempo da época do Halloween, assombrando com os seus tons misteriosos, atmosfera vampírica, riffs intrincados, a voz icónica de Dani e um vídeo-clip deliciosamente sombrio, que promete ser apenas o primeiro de vários deleites visuais trazidos até nós pelos CRADLE OF FILTH à medida que se aproximam do lançamento do seu 14.º álbum de estúdio via Napalm Records. “A «Malignant Perfection» é a nossa horrenda homenagem a All Hallows Eve, encarnada aqui pela deificação feminina do mal“, explica o timoneiro do grupo.

“O tema pretende celebrar o momento em que a linha ténue entre a vida e a morte é ainda mais ténue e os habitantes do outro mundo procuram quebrar o véu do nosso“, completa o Sr. Filth. O clip, que já pode ser visto no player ali em baixo, foi realizado pelo imitável Vicente Cordero, conta com os criativos golpes de mestre de Missy Munster e afirma-se como uma proverbial demonstração de escuridão sedutora, repleta de monstros maliciosos e criações crípticas, que competem vorazmente pela alma eterna do espectador.

01. To Live Deliciously | 02. Demagoguery | 03. The Trinity Of Shadows | 04. Non Omnis Moriar | 05. White Hellebore | 06. You Are My Nautilus | 07. Malignant Perfection | 08. Ex Sanguine Draculae | 09. When Misery Was A Stranger