Aqui está o primeiro tema de avanço para o novo álbum dos CRADLE OF FILTH, que regressam a Portugal no dia 24 de Novembro para uma actuação única no LAV – Lisboa Ao Vivo.
Há vários meses que andamos a antecipar o novo álbum dos CRADLE OF FILTH e, agora, temos mais uma actualização de monta. Recentemente, a lendária banda britânica actualizou as suas redes sociais com um teaser que, como vem sendo habitual nos últimos tempos, servia para anunciar um anúncio marcado para 22/10/2024. Pois bem, hoje, terça-feira, dia 22 de Outubro, estreamos finalmente o vídeo-clip oficial de «Malignant Perfection», primeiro single de avanço para o novo álbum do grupo liderado por Dani Filth.
«Malignant Perfection» chega mesmo a tempo da época do Halloween, assombrando com os seus tons misteriosos, atmosfera vampírica, riffs intrincados, a voz icónica de Dani e um vídeo-clip deliciosamente sombrio, que promete ser apenas o primeiro de vários deleites visuais trazidos até nós pelos CRADLE OF FILTH à medida que se aproximam do lançamento do seu 14.º álbum de estúdio via Napalm Records. “A «Malignant Perfection» é a nossa horrenda homenagem a All Hallows Eve, encarnada aqui pela deificação feminina do mal“, explica o timoneiro do grupo.
“O tema pretende celebrar o momento em que a linha ténue entre a vida e a morte é ainda mais ténue e os habitantes do outro mundo procuram quebrar o véu do nosso“, completa o Sr. Filth. O clip, que já pode ser visto no player ali em baixo, foi realizado pelo imitável Vicente Cordero, conta com os criativos golpes de mestre de Missy Munster e afirma-se como uma proverbial demonstração de escuridão sedutora, repleta de monstros maliciosos e criações crípticas, que competem vorazmente pela alma eterna do espectador.
Recorde-se que, no início de Julho, numa entrevista com Hayley Leggs, da TotalRock, Dani Filth já tinha revelado que o muito aguardado sucessor de «Existence Is Futile», de 2021, já estava “terminado”. Além disso, o cantor acrescentou ainda: “O novo single vai sair no início de Outubro, antes da nossa digressão europeia… Portanto, sim, vai haver um novo single antes do álbum, que vai sair… Poderia dizer no final de Fevereiro, mas estaria a mentir. Porque não faço ideia. Mas deve ser por essa altura.“
Os CRADLE OF FILTH regressam a Portugal no dia 24 de Novembro, para uma actuação única no LAV – Lisboa Ao Vivo. Os bilhetes para o concerto, que conta também com a participação dos norte-americanos BUTCHER BABIES, custam 35€ e já estão à venda nos locais habituais.
Em Março, depois de uma pausa nas sessões de gravação para levar a cabo mais uma bem sucedida tour europeia, os músicos voltaram por fim ao estúdio para terminarem aquele que será o seu primeiro disco a contar com os préstimos do guitarrista Donny Burbage e da teclista Zoe Marie Federoff, que se juntaram ao grupo para substituir Richard Shaw e Anabelle Iratni em 2022.
Segundo uma publicação de Zoe Marie Federoff nas redes sociais, o disco tem vibrações que trazem à memória os clássicos «Dusk And Her Embrace» e «Midian», o que significa que os CRADLE OF FILTH podem muito bem estar a piscar o olho ao passado no sucessor de «Existence Is Futile», de 2021. O que, convenhamos, acaba por ser ainda mais interessante se tivermos em conta que o Ed Sheeran tem uma participação especial num destes temas.
“Estou muito cansada, mas muito satisfeita após o primeiro dia de estúdio para o novo álbum dos Cradle Of Filth”, escreve Federoff na publicação que podes ver na íntegra em baixo. “Concordo completamente com a opinião do Dani quando diz que este material tem uma vibração muito Dusk / Midian. Estes novos temas soam incrivelmente emocionantes, dinâmicos e envolventes – de momento não posso dizer mais nada, a não ser preparem-se para ser surpreendidos por um conjunto de bangers!”.
Como noticiado anteriormente, os britânicos CRADLE OF FILTH começaram a gravar o sucessor do LP «Existence Is Futile», que foi editado em 2021, ainda em 2023, mas os fãs da banda ainda vão ter de esperar um tempo até o poderem ouvir na totalidade. Numa entrevista com Pełna Kulturka, Filth disse que conflitos de agenda e o facto do produtor do álbum ter sido pai contribuíram para um atraso no processo e explicou que o novo disco só deverá ser editado em 2025.
“É verdade que começámos a gravar em Julho, mas também temos estado muito ocupados“, disse o cantor e líder dos CRADLE OF FILTH. “Fizemos muitos festivais de Verão, tivemos as nossas férias anuais e depois estive ausente algumas semanas a gravar em Los Angeles. Como tínhamos alguns concertos na América do Sul, acabámos por fazer uma digressão americana completa com os DevilDriver. Quando voltámos, estive mais umas semanas no estúdio a trabalhar em ideias e a preparar tudo para começar a gravar as vozes e… Bem, o nosso produtor foi pai e, desde Novembro, não fizemos mais nada“.
“Agora, vamos voltar, mas só temos algumas semanas para trabalhar porque depois vamos para a estrada de novo“, continuou o Sr. Filth. “O álbum vai demorar um pouco mais do que o normal porque estamos a fazer muitas digressões também. Esperamos lançá-lo até o final do ano e vai ser algo em grande para nós. Acho que vai surpreender muita gente, mas isso não significa necessariamente que seja um disco comercial. Na verdade, é muito pesado. Nos últimos anos, acabámos por melhorar muito o jogo como banda e demos um enorme passo adiante em direcção ao futuro em relação ao nosso disco anterior.“
Depois, claro, veio a conversa sobre a tão esperada colaboração entre os CRADLE OF FILTH e a estrela da pop ED SHEERAN, com Filth a revelar que o lançamento do single como uma acção de caridade foi posta de parte e que, afinal, o tema será incluído no novo álbum. “Bem, uma das surpresas, que já não é assim tanto uma surpresa, é que temos uma música com o Ed Sheeran como convidado”, disse Dani. “Afinal, vai fazer parte do álbum. As pessoas que já a ouviram, adoraram. Mas é o que vocês imaginam: é Cradle Of Filth e é Ed Sheeran. Parece Ed Sheeran, e parece Cradle Of Filth. Tem um blastbeat e tudo“.
Ainda antes do final da conversa, o músico britânico afirmou ainda que o primeiro single de avanço para o álbum deve ser lançado “provavelmente por volta de Setembro ou Outubro”, mas não especificou se o tema será o que gravaram com Sheeran. Podes ouvir a entrevista na íntegra em cima.