COREY TAYLOR, o vocalista dos SLIPKNOT, defendeu recentemente o baterista dos METALLICA, LARS ULRICH, na infame batalha legal deste último com o serviço de partilha de ficheiros Napster. Numa nova entrevista, disponível na íntegra em cima, Taylor diz que Ulrich “estava tão certo a tantos níveis” sobre o futuro da música digital e a remuneração dos artistas. “Lembro-me de todos dizerem merdas sobre ele por causa disso”, disse Taylor a Steve-O no podcast ‘Wild Ride!’. “É assustador. E pergunto-me quantas pessoas olham para trás e engolem em seco por causa disso… Porque ele sabia – ele sabia que esta era a direçção que estávamos a tomar.” Em Maio de 2000, Ulrich apareceu na sede do Napster com uma lista de 60.000 páginas com os nomes de 335.435 usuários do Napster que piratearam temas dos METALLICA usando a plataforma. Lars Ulrich e outras partes envolvidas acabariam por sair vitoriosas de uma batalha legal que levou ao encerramento do serviço de partilha de ficheiros que, nos anos seguintes, foi reactivado como uma plataforma legítima de streaming pago.
Na época, o discurso de Ulrich foi parcialmente visto como uma enorme traição aos fãs; afinal, eram eles que faziam download dos temas do METALLICA. Verdade seja dita, a banda não pareceu beneficiar nada com o frenesim mediático que se seguiu, mas Taylor acredita que Ulrich estava no caminho certo. E pode bem ter razão, uma vez que, se em 2000, muitos artistas ainda viam a partilha de MP3 como um meio de publicidade gratuita, mas agora criticam veementemente serviços de streaming como o Spofity, e exigem compensações mais justas. “É um bocado estranho, um bocado difícil, porque nos dias de hoje, é realmente difícil saber quais dos serviços de streaming compensam realmente os artistas que estão a roubar“, continua Taylor. “Para mim, aquilo que mais me importa é que as pessoas ouçam a música. Neste ponto, já me resignei com o facto de que existem vários serviços que estão apenas a lixar-nos, e até que a lnova egislação seja realmente aplicada, vão continuar a cobrar-nos a essa taxa.“
Corey Taylor está actualmente a preparar-se para uma digressão a solo, que começa no próximo dia 18 de Maio em Tempe, no Arizona. A rota de 19 datas nos Estados Unidos vai levar Taylor e a sua banda aos fãs um pouco por todo o país, numa série de concertos com distanciamento social e que vai cumprir as directrizes de saúde recomendadas pelos estados por onde vai passar. Segundo comunicado de imprensa, Corey Taylor decidiu lançar esta digressão por “várias razões significativas e pessoais“. Como sempre, esforça-se para oferecer concertos inesquecíveis aos fãs, mas tão importante quanto isso, reconhece o enorme impacto que a pandemia global teve nas salas de música ao vivo e nas equipas de roadies e técnicos, tendo sentido necessidade de fazer qualquer coisa numa altura em que a indústria do espectáculo começa finalmente a ver uma luz ao fundo do túnel com o início do processo de vacinação e do desconfinamento. Quanto ao espectáculo em si, o músico promete tocar vários temas de estreia a solo «CMFT», temas seleccionados dos catálogos dos SLIPKNOT e STONE SOUR, assim como várias versões e surpresas.