Quase um quarto de século após terem visitado Portugal pela primeira vez, as lendas do rock gótico CHRISTIAN DEATH regressam finalmente a solo lusitano.
Depois de, no início de Abril, terem visto as lendas do doom SATURNUS cancelarem a sua participação na edição do NADA FEST 2024, a organização do evento alentejano anunciou agora a sua substituição pelos não menos lendários CHRISTIAN DEATH, que materializam assim um muito aguardado regresso a Portugal para uma actuação exclusiva.
Descritos comummente como os pais fundadores do rock gótico norte-americano, os CHRISTIAN DEATH surgiram em 1979 e, durante mais de quatro décadas, têm mantido uma postura confrontacional contra a religião organizada e a moral convencional, com um apetite voraz pela provocação. Independentemente de quem liderava o grupo (ou quem fazia parte da formação) trataram de chocar tanto quando puderam com as capas dos seus álbuns quanto com as letras, que mergulhavam de cabeça na blasfémia, morbidez, uso de drogas e perversidade sexual.
Além disso, as tácticas controversas dos CHRISTIAN DEATH diferenciaram-nos desde logo da cena gótica britânica, tendo mais a ver com o punk e heavy metal de Los Angeles, e, por isso, a banda denominou o seu som como “death rock”; no entanto, a sua sensibilidade era suficientemente similar para que o rótulo “goth” pegasse, com a música a depender também de riffs de guitarra lentos, sombrios e carregados de efeitos, e sintetizadores que invocavam o horror ambiental.
Recorde-se que, após duas edições muitíssimo bem sucedidas em 2022 e 2023, no início de Fevereiro, o festival NADA – NA ALMA DO ALENTEJO anunciou as primeiras confirmações para a edição de 2024, a decorrer de 7 a 9 de Junho, em Beja. Dessa vaga de nomes inicial constavam os DESTRUCTION, IMPALED NAZARENE, SPIRITUAL FRONT, ENCHANTYA e ALPHA WARHEAD, a que se juntaram também há umas semanas os noruegueses TAAKE, os alemães ATROCITY e ainda os nacionais SERRABULHO, DARK OATH, ALL AGAINST HO CHI MINH, VØIDWOMB, BALTUM e SUPERCOLLIDER. Os bilhetes já estão disponíveis no site oficial do NADA – NA ALMA DO ALENTEJO.