PARKWAYDRIVE

Quatro décadas de carreira depois, com «Black Star», os CANDLEMASS pretendem reafirmar a sua posição como uma das forças mais influentes e consistentes do doom metal.

Os lendários doomsters suecos CANDLEMASS preparam-se para comemorar quatro décadas de carreira com o lançamento de um EP especial intitulado «Black Star». O disco, descrito como um “EP de jubileu“, vai ser composto por quatro faixas: dois temas originais e duas versões de clássicos, reflectindo a longa e influente trajectória da banda. A data de lançamento está prevista para a Primavera de 2025, via Napalm Records.

As gravações já estão em curso nos Sound Trade Studios, localizados em Solna, arredores de Estocolmo. O baterista Jan Lind já concluiu as suas partes de bateria e, segundo uma publicação dos CANDLEMASS na sua conta oficial do Instagram, o guitarrista Lars Johansson esteve recentemente adicionar aos temas uns overdubs de guitarra, peça fundamental na construção do som denso e épico que sempre caracterizou a banda.

Este novo EP marca o regresso dos CANDLEMASS aos estúdios após o lançamento do aclamado álbum «Sweet Evil Sun», editado em Novembro de 2022, também pela Napalm Records. Desenvolvido ao longo de 18 meses, o disco foi gravado no NOX Studio, em Estocolmo, e trouxe de volta a essência grandiosa da fase inicial da banda.

O legado de «Sweet Evil Sun» é, por sua vez, continuação de um brilhante percurso consolidado com o disco «The Door To Doom», de 2019, que assinalou o regresso triunfante do vocalista Johan Längqvist. Esse disco, o primeiro com Längqvist em mais de três décadas, incluiu o épico tema «Astorolus – The Great Octopus», uma colaboração histórica com Tony Iommi, o guitarrista dos BLACK SABBATH, que rendeu à banda uma nomeação para os Grammy.

Fundados em 1985 pelo baixista Leif Edling, os CANDLEMASS são amplamente reconhecidos como os pais do doom metal épico. Álbuns como «Epicus Doomicus Metallicus» e «Nightfall» estabeleceram os alicerces do género, por meio de riffs poderosos, ritmos esmagadores e vozes teatrais que redefiniram os contornos do heavy metal à escala global. Ao longo dos anos, a banda passou por diversas mudanças de formação, mas manteve sempre a sua visão artística intacta.