O novo álbum marca o regresso dos lendários CANCER após «Shadow Gripped» de 2018.
Após mais de 35 anos a espalharem brutalidade e intensidade no universo do death metal, os lendários CANCER vão regressar às edições com «Inverted World», o aguardado sucessor de «Shadow Gripped», de 2018. O novo álbum tem lançamento marcado para o dia 25 de Abril através da Peaceville Records e promete trazer de volta o som feroz e implacável que cimentou a banda como uma das referências do género.
ombinando riffs cortantes, vocalizações guturais e uma agressividade desenfreada, «Inverted World» “oferece uma viagem sombria por cenários distópicos, corrupção e horrores existenciais” e, a prová-lo, os veteranos músicos britânicos já lançaram um primeiro aperitivo para o que está para vir na forma de um primeiro tema de avanço, sugestivamente intitulado «Amputate», que pode ser escutado no player em baixo.
Num comunicado de imprensa John Walker, o vocalista e membro fundador dos CANCER, falou sobre o processo criativo por trás deste novo disco: “Comecei a compor logo após os confinamentos da COVID-19. Normalmente, o processo de escrita começa com algumas experiências na guitarra, até que os riffs evoluem para ideias musicais. Quanto às letras, gosto de pensar num conceito e, a partir daí, escolho o vocabulário adequado à ideia. A inspiração vem do que está a acontecer no mundo, do que já aconteceu e de histórias curiosas que me intrigam.”
Os CANCER emergiram na cena underground do Reino Unido há mais de 35 anos, conquistando também um público fiel globalmente. Esse sucesso inicial deveu-se na maioria ao lançamento do lendário álbum de estreia «To The Gory End», seguido de perto pelo igualmente aclamado «Death Shall Rise», disco que contou com a participação do virtuoso James Murphy na guitarra solo. Com o sucesso de «The Sins Of Mankind», a banda garantiu um contrato com a EastWest, sob a égide da Warner Music, continuando a expandir a sua influência no death metal mundial.
Após um longo hiato, os CANCER regressaram em 2018 com «Shadow Gripped», marcando a sua estreia na Peaceville Records e reunindo o trio de fundadores pela primeira vez desde 1995. Com esse álbum, a banda trouxe de volta o death metal cru e tingido de thrash que os consagrou, conquistando a aprovação dos fãs de longa data e de uma nova geração de adeptos do metal extremo. “Este é já o nosso sétimo LP e sinto-me muitíssimo afortunado por ainda poder fazer isto nesta fase da minha vida… Estou extremamente satisfeito com o resultado final”, garante Walker.
«Inverted World» surge num momento significativo, coincidindo com o 35.º aniversário de «To The Gory End». Agora um quarteto renovado, neste novo álbum os CANCER exploram temas de manipulação e de brutalidade, abordando diversas entidades obscuras e mentalidades de culto. O disco foi gravado no The Empty Hall Studio, com Simón Da Silva, e misturado por V. Santura (TRIPTYKON, OBSCURA, PESTILENCE, DARK FORTRESS) no Woodshed Studio, garantindo uma produção de alta qualidade que intensifica toda a experiência imersiva e angustiante que «Inverted World» propõe.
Como referido, o álbum completo chega a 25 de Abril, trazendo consigo um capítulo sombrio e visceral na história de uma das bandas mais influentes do death metal britânico. Já podes conferir o alinhamento completo do álbum, e também a capa, em baixo; entretanto, as pré-encomendas dos formatos físicos já estão disponíveis através da loja virtual da Peaceville Records.

01. Enter The Gates | 02. Until They Died | 03. Inverted World | 04. 39 Bodies | 05. Test Site | 06. Amputate | 07. When Killing Isn’t Murder | 08. Covert Operations | 09. Jesus For Eugenics | 10. Corrosive