Com o primeiro aniversário do muito aplaudido «Unison Life» a aproximar-se a passos largos, os BRUTUS decidiram comemorar com o lançamento de um tema inédito. Nos dias 9 e 10 de Outubro, a banda regressa a Portugal para dois concertos em nome próprio.
Os BRUTUS acabam de lançar um novo single e vídeo-clip para um tema inédito, intitulado «Love Won’t Hide The Ugliness». A canção, que já podes escutar no player em baixo, foi captada durante as sessões de gravação do excelente «Unison Life», de 2022, com o trio a decidir partilhá-la agora, numa altura em que o primeiro aniversário do álbum está cada vez mais próximo. “Estamos muito felizes por podermos por fim lançar esta canção, depois de um ano tão louco na estrada”, diz a muito talentosa vocalista e baterista Stefanie Mannaerts.
“Verdade seja dita, a «Love Won’t Hide The Ugliness» sempre foi um dos meus temas preferidos durante o processo de composição do álbum“, continua ela. “Liricamente, é sobre como o amor pode obscurecer o nosso julgamento, o que nos pode tornar a vida muito complicada se quisermos permanecer imparciais. O amor pode fazer com que as pessoas sigam cegamente as outros e percam a sua noção de beleza. Na pior das hipóteses, pode levar à autodestruição e prejudicar seriamente relacionamentos.”
Recorde-se que, após terem encantado o público na edição de 2022 do Amplifest (que retorna ao Porto já no próximo fim de semana), os BRUTUS, que têm recolhido elogios nas franjas alternativas da música pesada moderna, vão regressar a Portugal em breve para protagonizarem uma muito antecipada estreia em nome próprio – e em data-dupla. O reencontro com o público nacional está marcado para os dias 9 e 10 de Outubro, com concertos no Hard Club, no Porto, e no LAV – Lisboa Ao Vivo, respectivamente.
Na bagagem, o trio dinâmico formado pelo guitarrista Stijn Vanhoegaerden, pelo baixista Peter Mulders e pela baterista/vocalista Stefanie Mannaerts traz o seu mais recente álbum de estúdio, «Unison Life», e um vasto e sólido currículo de prestações ao vivo que têm gerado grande falatório e que ficam cravadas na memória de quem as vê, sobretudo pela força e entrega que os três músicos belgas dedicam aos seus temas.
Desde que saíram do underground com o álbum de estreia «Burst», de 2017, os BRUTUS têm estado cada vez mais presentes no radar de todos os fãs de metal e rock pesado; pelo menos de todos com um interesse, mesmo que passageiro, pelo lado “mais Roadburn” da música pesada. Colisão de guitarras pesadas com influências de shoegaze e ganchos pós-hardcore, reforçada pela potência vocal e rítmica de Mannaerts, o trio criou uma fórmula vencedora em «Nest», de 2019, elevada ao próximo nível no mais recente LP, «Unison Life».
Dentro das suas nuvens de som pós-metal e do impulso pós-hardcore, os temas mostram o coração de um grupo de músicos que também têm uma sensibilidade pop muito bem formada. Feitos uma unidade incrivelmente coesa, que tanto é capaz de uma raiva de cortar a garganta como de enormes crescendos lentos, tensos e envolventes, mesmo nos momentos mais biliosos, nunca perdem de vista a importância da escrita de canções no verdadeiro sentido da palavra – e, no que diz respeito à música pesada, não é fácil encontrar composições acessíveis e baseadas em ganchos tão fortes como as deles. Os bilhetes para os concertos em Portugal custam 22€; à venda nos locais habituais.