Como já é habitual, os BLUT AUS NORD mantêm-se impenetravelmente densos, incrivelmente estranhos e totalmente singulares.
Os enigmáticos franceses BLUT AUS NORD disponibilizaram para streaming integral o seu novo álbum, intitulado, que só vai ser lançado oficialmente na próxima sexta-feira, dia 25 de Agosto, através do selo independente Debemur Morti. No player em baixo já podes escutar em primeira mão aquele que vai ser certamente um dos mais elogiados lançamentos do ano no espectro do black metal mais desafiador e a verdade é que esta colecção de onze temas se afirma como um proverbial mindfuck digno de Lovecraft.
«Disharmonium – Nahab», que sucede a «Disharmonium – Undreamable Abysses», de 2022, mostra os músicos a explorarem uma presença crescente de vocalizações perturbadas, uma dinâmica acentuada de atmosferas misteriosas e uma apetência cada vez mais solta para o experimentalismo, com aquele poder melódico inconfundível da banda a resultar amplificado e as guitarras a fluírem num conjunto de temas carregados de groove oscilante, que coloca o ouvinte no proverbial olho de um ‘tsunami’ sónico. Como já é habitual, o resultado é impenetravelmente denso, incrivelmente estranho e totalmente singular.
Originados em 1994 das cinzas dos VLAD, que lançaram apenas duas maquetas, os BLUT AUS NORD são pioneiros indiscutíveis do black metal francês e, ao longo das décadas, conseguiram sempre progredir e avançar no espectro em que se movem, evoluindo em mutação perpétua, desenvolvendo o que é a sua própria visão do género.
Escolhendo, logo desde o início, o caminho totalmente oposto das bandas regressivas (que copiam o que outras fizeram dez anos antes e dez vezes melhor), os BLUT AUS NORD evitam todos os clichés inerentes ao género. Feitas as contas, a sua abordagem resulta como um proverbial soco na mediocridade que vai dominando o mainstream e, com o passar das décadas, só se tem-tornado ainda mais macabra e sinistra através de uma fusão musical inovadora, que sugere manipulação mental e atmosferas de pesadelo, que se baseiam na desarmonia.
As pré-encomendas de «Disharmonium – Nahab» já podem ser feitas através da loja virtual da Debemur Morti ou no Bandcamp do colectivo.