DAVE LOMBARDO, ex-baterista dos saudosos SLAYER, que completavam os ‘big four’ do thrash ao lado dos METALLICA, MEGADETH e ANTHRAX, dá a resposta à pergunta para um milhão de euros.
Apesar de uma separação nada cerimoniosa com os SLAYER, o elemento fundador Dave Lombardo ainda tem grande consideração pelo que fez com os propalados reis do thrash. Na verdade, o lendário baterista insiste que os californianos foram a melhor banda dos grandes da tendência. É verdade que o grupo tem forte concorrência pela frente, nomeadamente os METALLICA, MEGADETH e ANTHRAX.
No entanto, em conversa com a Metal Hammer, questionado directamente para nomear a melhor banda do Big Four, Lombardo diz sempre ter sentido que os SLAYER estavam um degrau acima dos demais. “Os Slayer“, respondeu ele prontamente. E, embora, tenha seguido a resposta com uma pequena risada, não se furtou a explicar. “Quem mais eu poderia escolher?!“, disparou ele. “Éramos brutais, estávamos no auge do nosso jogo e, se vocês assistiram aos vídeos, estávamos a pegar fogo. Mostrámos realmente aos outros como deveria ser feito. Nós explodimos com toda a gente.”
Sobre o aparecimento, ou não, de alguma competição quando o death metal começou a surgir no final dos anos 80, Lombardo foi mais vago. “Vimos muitas dessas bandas do lado do palco e lembro-me de sussurrar para o Jeff Hanneman que éramos melhores e mais rápidos! [risos] Não era necessariamente dito de forma arrogante, mas era inspirador vermos bandas que não conseguiam entregar a ferocidade que nós tínhamos. Era uma abordagem juvenil, mas nós queríamos ser os melhores e impressionar toda a gente, até a malta dos big four. Esse era o nosso mantra.“
O SLAYER encerraram as suas actividades no final de 2019 após concluírem uma digressão de despedida, que também passou por Portugal. Os restantes big four, METALLICA, MEGADETH e ANTHRAX, mantêm-se fortes e os fãs podem debater qual banda é a melhor o dia inteiro, mas não há dúvida de que o grupo de Lars Ulrich e James Hetfield, actualmente a concretizar a gigantesca M72 World Tour, é o maior. Dave Lombardo, por seu lado, têm-se mantido bastante ocupado desde sua saída dos SLAYER em 2013, sendo que já tocou bateria com os Misfits, Testament, Mr. Bungle, Empire State Bastard, Dead Cross, Suicidal Tendencies e muito mais.