BERNIE MARSDEN, o talentoso guitarrista britânico determinante nos primeiros passos dos WHITESNAKE, tinha 72 anos.
BERNIE MARSDEN, o guitarrista original dos WHITESNAKE, faleceu aos 72 anos. A morte do músico foi confirmada pela sua família numa publicação nas redes sociais datada de hoje, sexta-feira, 25 de Agosto. “Em nome da sua família, é com profunda tristeza que comunicamos a morte do Bernie Marsden. O Bernie faleceu pacificamente na noite de quinta-feira com a sua esposa, Fran, e as filhas, Charlotte e Olivia, ao seu lado. O Bernie nunca perdeu a paixão pela música, escrevendo e gravando novas canções até ao fim”, pode ler-se.
David Coverdale, o vocalista e também membro fundador dos WHITESNAKE, partilhou uma homenagem ao seu ex-colega de banda nas redes sociais. “Acabei de acordar com a terrível notícia de que o meu velho amigo Bernie Marsden faleceu”, escreveu o cantor. “Os meus sinceros pensamentos e orações à sua amada família, amigos e fãs. Era um homem genuinamente engraçado e talentoso, que tive a honra de conhecer e com quem dividi o palco.“
Good Morning…I’ve just woken up to the awful news that my old friend & former Snake Bernie Marsden has passed. My sincere thoughts & prayers to his beloved family, friends & fans. A genuinely funny, gifted man, whom I was honored to know & share a stage with
— David Coverdale (@davidcoverdale) August 25, 2023
RIP, Bernie XXX pic.twitter.com/KXwsDEICN6
BERNIE MARSDEN foi um dos principais guitarristas de rock e blues do Reino Unido, famoso pela sua passagem por bandas profissionais desde 1972 e membro fundador de uma das maiores nomes do rock de todos os tempos, os WHITESNAKE. No entanto, a história do músico é muito mais abrangente, da sua primeira banda, os UFO, até ter subido ao palco do National Theatre em Londres, ter tocado com Ringo Starr no Mónaco, ter actuado no Beacon Theatre em Nova Iorque com a THE ALLMAN BROTHERS BAND, e ter escrito e tocado com Joe Bonamassa e com os MOTÖRHEAD.
As suas amizades de longa data com tantos nomes importantes do ramo das guitarras, de Billy Gibbons dos ZZ TOP a Steve Lukather, passando por Warren Haynes, bem como o regresso aos WHITESNAKE nos últimos anos, assim como uma carreira solo bastante profícua, mantiveram-no consistentemente na estrada e no estúdio. Marsden interessou-se por guitarras ainda adolescente quando ouviu pela primeira vez os THE BEATLES e o seu enorme fascínio pelo instrumento manteve-se intocado até aos seus últimos dias, sendo detentor de uma das mais exclusivas colecções particulares do mundo.
Numa estimativa aproximada, o nome de Marsden aparece em, pelo menos, 100 álbuns. Além de uma longa carreira solo, o guitarrista nascido em Buckinghamshire era músico desde o início dos anos 1970 e esabeleceu a sua reputação através da participação em grupos como UFO, WILD TURKEY, BABE RUTH, PAICE ASHTON & LORD, COZY POWELL’S HAMMER, ALASKA ou M3, entre muitos mais. Embora haja uma tendência para classificá-lo como um guitarrista de blues rock, cada uma das gravações de Marsden tinha um som individual e distinto.