Primeiro tema de avanço, capa, alinhamento completo, data de edição e tudo o que mais se sabe sobre «The Shit Ov God», o próximo álbum dos BEHEMOTH.
Os polacos BEHEMOTH, bem conhecidos pela sua abordagem provocadora ao blackened death metal, acabam de revelar todos os detalhes acerca do seu próximo álbum, já o 13.º de estúdio e intitulado «The Shit Ov God», que tem data de edição prevista para o dia 9 de Maio de 2025 pela Nuclear Blast Records e, segundo comunicado de imprensa, “promete ser a obra mais incendiária da carreira da banda polaca.” As pré-encomendas dos formatos físicos já estão disponíveis.
“Escolhemos este título tão provocador deliberadamente, rejeitando a subtileza em favor de uma declaração directa e polarizadora. É um mergulho desafiador nas profundezas, ousando procurar o absoluto mesmo na sarjeta”, explica Nergal, o timoneiro da banda. Com estas palavras, fica claro que «The Shit Ov God» será um disco concebido para incomodar, desafiar e estimular reflexão. No contexto de uma era marcada por extremos, tanto ideológicos como culturais, os BEHEMOTH continuam a assumir o papel de instigadores, desmantelando conceitos estabelecidos sobre religião, espiritualidade e identidade.
De resto, e como já é habitual, “a irreverência e provocação continuam na linha da frente da identidade do grupo liderado por Adam “Nergal” Darski, que não hesita em conti uar a desafiar convenções, dogmas e sensibilidades com a sua arte“, assegura o selo germânico. A prová-lo, os BEHEMOTH já disponibilizaram o primeiro single de antecipação ao álbum, e tema-título do LP, que chega acompanhado de um vídeo-clip musical opulento, disponível no player em baixo.
E sim, este é um óptimo aperitivo para o que aí vem, um disco composto por oito faixas que mergulham nas profundezas da condição humana e exploram os limites do divino e da rebelião, e que os BEHEMOTH descreverem este como “o mais feroz, puro e desprovido de artifícios” da sua discografia. Como é lógico, a abordagem sónica promete estar à altura do conceito, com a habitual combinação de blackened death metal, orquestrações soturnas e uma produção detalhada que reforça o impacto da sua música.
“Cheguei a um ponto na jornada dos Behemoth e também na minha própria criatividade em que palavras e declarações significam cada vez menos“, declara agora o líder e timoneiro dos BEHEMOTH. “A verdadeira essência de quem somos e o que defendemos está na nossa música, na nossa arte, nos nossos visuais, nos nossos sons, nas nossas actuações e nas formas como nos relacionamos convosco. Acredito profundamente que os Behemoth representam a arte transcendente e intemporal.“
«The Shit Ov God» foi produzido pelo inimitável Jens Bogren, nos Fascination Street Studios, na Suécia. Trabalhando em estreita colaboração com a banda, o produtor tudo fez para sublinhar o som natural da banda, sem sacrificar um grama que seja do caos e ferocidade que permeia a essência da banda. Como é sempre o caso com os BEHEMOTH, o conceito visual do disco foi tão cuidadosamente construído quanto o som. A banda contratou uma vez mais o colaborador de longa data Bartek Rogalewicz, assim como a Dark Sigil Workshop, para fazerem a belíssima arte da capa.
Recorde-se que o anúncio que antecedeu o lançamento de «The Shit Ov God», feito através das redes sociais dos BEHEMOTH, gerou de imediato uma onda de reacções muito intensas, especialmente no Instagram, onde a publicação foi rapidamente inundada por comentários de grupos cristãos. Verdade seja dita, a controvérsia começou a ferver logo após o Natal de 2024, quando a banda sugeriu pela primeira vez o lançamento de novo material.
A resposta de fãs fervorosos e detratores foi imediata, com um fluxo de mensagens a exaltarem a fé cristã e proclamações como “Christ is King“, incluindo uma mensagem do grupo deathcore cristão IMPENDING DOOM. A intensidade das respostas levou mesmo os BEHEMOTH a responderem de forma bem irónica: “Que raio é este spam de ‘Christ is King’? Isto é algum ataque DDoS de cristãos?”.



Apesar das discussões acesas nas redes sociais, o foco principal para os fãs permanece no que poderá ser o prenúncio de um novo álbum. A banda, cujo último LP de estúdio, «Opvs Contra Natvram», foi lançado em Setembro de 2022 via Nuclear Blast Records, continua a cimentar de forma indelével a sua reputação de rebeldia e expressão artística intransigente. Além deste novo single, os BEHEMOTH preparam-se para liderar uma das mais aguardadas digressões de metal extremo de 2025.
Apelidada The Unholy Trinity, a rota, que contará também com a presença dos noruegueses SATYRICON e dos gregos ROTTING CHRIST, tem início marcado para o dia 4 de Abril, em Viena, Áustria, e passará por algumas das mais icónicas capitais europeias, como Berlim, Paris, Londres e Estocolmo, antes de terminar a 27 de Abril em Praga, na República Checa. Resultado: com a promessa um novo álbum e a expectativa de actuações incendiárias, 2025 apresenta-se como mais um ano marcante para os BEHEMOTH.

01. The Shadow Elite | 02. Sowing Salt | 03. The Shit Ov God | 04. Lvciferaeon | 05. To Drown The Svn In Wine | 06. Nomen Barbarvm | 07. O Venvs, Come! | 08. Avgvr (The Dread Vvltvre)