BEHEMOTH

BEHEMOTH estreiam vídeo-clip oficial para «Nomen Barbarvm» [streaming]

Nergal e os seus BEHEMOTH apresentam um novo capítulo visual para «The Shit Ov God» — e, pelo caminho, tratam de aprofundar a iconografia do seu mais recente registo de estúdio.

Os BEHEMOTH acabam de divulgar o videoclip oficial de «Nomen Barbarvm», provavelmente um dos temas mais marcantes do seu mais recente álbum, «The Shit Ov God», lançado em Maio de 2025 pela Nuclear Blast Records. A nova peça audiovisual surge como uma extensão do universo conceptual do disco, reforçando a importância que a banda continua a atribuir à componente visual enquanto parte integrante da sua identidade artística.

Realizado por Dariusz Szermanowiczr, o vídeo-clip, que podes ver ali em baixo, aposta numa abordagem declaradamente apocalíptica e simbólica, recorrendo a referências explícitas a tradições ocultistas e a uma subversão consciente da iconografia religiosa. Sim, trata-se de território familiar para os BEHEMOTH, que voltam a explorar o confronto entre sagrado e profano através de uma série de imagens cuidadosamente coreografadas, iluminação dramática, figurinos elaborados e também um forte investimento em efeitos visuais, resultando numa narrativa sombria e de grande impacto cinemático.

“Eu crio à medida que falo. Não é isso, no fundo, o ‘faz o que tu queres’ de Crowley — apenas expresso por outras palavras?”, diz o Adam “Nergal” Darski, vocalista e principal mentor criativo da banda, num breve comunicado, sublinhando a importância conceptual do tema e da sua letra. Segundo o músico, esta ideia tornou-se o eixo lírico central de «Nomen Barbarvm», que descreve como “um dos temas mais melódicos, mas também um dos mais orientados para o groove que os BEHEMOTH alguma vez gravaram”.

De resto, o líder dos BEHEMOTH não esconde o orgulho no resultado final do vídeo-clip, destacando a colaboração com a Grupa 13: “O que estão prestes a ver é um vídeo-clip do qual estamos imensamente orgulhosos, criado em colaboração com a Group 13. Mas essa combinação já é bem conhecida — sendo sinónimo de qualidade sem compromissos e uma visão artística que não abdica da mensagem”. A parceria com este colectivo criativo tem sido recorrente ao longo dos últimos anos e volta a afirmar-se como um dos pilares da estética visual da banda.

«The Shit Ov God» foi produzido por Jens Bogren, nos Fascination Street Studios, nome incontornável da produção de metal contemporâneo, conhecido pelo trabalho com bandas como EMPEROR, ENSLAVED, KREATOR ou ROTTING CHRIST. Em estreita colaboração com o grupo, Bogren conseguiu acentuar ainda um pouco mais a identidade sonora dos BEHEMOTH sem atenuar a violência e a ferocidade que definem a sua essência, garantindo um equilíbrio entre clareza, peso e intensidade.

À semelhança do que acontece com o som, o trabalho visual associado ao álbum foi meticulosamente planeado. Para a capa, a banda voltou a contar com o colaborador de longa data Bartek Rogalewicz, do projecto BLACK.LODGE.IS.NOW, em conjunto com a Dark Sigil Workshop, com o resultado a afirmar-se como uma imagem simultaneamente ominosa e singular, que dialoga de forma directa com os temas e a atmosfera do disco.