Adam “Nergal” Darski, o líder dos BEHEMOTH, “elogiou” a decisão do governo polaco de manter as igrejas abertas durante a Páscoa. Apesar de enfrentar um aumento do número de casos COVID e uma das taxas de mortalidade mais altas da Europa, o governo local optou por permitir a continuação dos serviços religiosos durante a época pascal, mas restringiu o número de pessoas que podem frequentar as igrejas, permitindo a presença de uma pessoa por cada 20 metros quadrados.
No passado Sábado, 27 de Março, Darski, que sempre foi bastante franco nas suas opiniões contra a religião organizada, acedeu ao seu Instagram para escrever: “O governo polaco acaba de anunciar um bloqueio total na Polónia. Vão fechar quase TUDO: restaurantes, centros comerciais, ginásios, barbearias, mas… As igrejas. Por mais que eu despreze 99% destas decisões estúpidas, esta coloca-me um enorme sorriso na cara. Isto porque acredito profundamente que as igrejas devem estar totalmente abertas, apesar da pandemia. Não a 100% da capacidade, mas a 150% ou mais! Vão e partilhem a vossa paixão, meus companheiros católicos, partilhem o sinal da paz, segurem nas mãos uns dos outros… Beijem-se, se for necessário! O AMOR cristão não devia ter limites, na verdade! Ninguém espera inteligência, bom senso ou imaginação dos católicos polacos, mas esperamos que NÃO comprometam sua fé, não é? Lembre-se, Jesus salva…!“.
De acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, até quinta-feira passada, a Polónia tinha registado 2.120.671 casos e 50.340 mortes. O país tem uma taxa de mortalidade de 106 por milhão, que está bem acima da média europeia de 67 por milhão, com base na média das duas semanas mais recentes. Na quarta-feira, a nação de 38 milhões de habitantes registou o maior número diário de novos casos de COVID-19 da pandemia, chegando a quase 30.000 casos. Nesse dia, o país registou 575 mortes. Podes ver a publicação original em baixo.