Adam “Nergal” Darski, o frontman dos BEHEMOTH, é famoso pelas suas tomadas de posição controversas e, às vezes, blasfemas. Neste caso, não há, no entanto, grande controvérsia: mostrando uma clarividência apreciável, o músico polaco apelou aos seguidores da sua banda que usem máscara na tentativa de travar a propagação da COVID-19. Num vídeo gravado no Aeroporto de Lisboa, Nergal, que esteve recentemente de férias no nosso país, publicou uma mensagem de vídeo a exortar os seus amigos na Polónia e em todo o mundo a usar máscaras para protegerem os seus amigos e familiares, reiterando a ideia de que “não vivemos num planeta solitário”.
Na legenda, Nergal observa que “converter o pessoal anti-máscaras é mais ou menos como tentar convencer os flatearthers que estão errados. O meu amigo @tomasz_organek foi alvo de tanta merda no nosso país por ter participado numa campanha a promover a ideia de usar máscara. Bem… Sim, as regras e os procedimentos muitas vezes não fazem sentido e parecem não ter lógica, as máscaras devem ser trocadas ou lavadas com frequência para não se tornarem perigosas para quem as usa… A lista é longa, mas… TODOS concordamos em parar no sinal vermelho mesmo que não haja trânsito, certo?“.
Nergal tenta ainda apelar à racionalidade das pessoas, acrescentando “Por que não obedecer temporariamente a esta lei para que todos ao nosso redor possam sentir um pequeno conforto neste momento altamente desconfortável? Portanto, mesmo que não acredites que a máscara te poderá salvar de apanhar uma doença, trata de usá-la como um sinal de CONSCIÊNCIA. Faz sentido?“. Podes ver o vídeo, na íntegra, em baixo.