É já hoje, sexta-feira, dia 26 de Janeiro, que os BEAST IN BLACK vão estrear-se em Portugal, com um concerto único no LAV – Lisboa Ao Vivo, que conta com os gregos FIREWIND como “suporte”. Depois de dois anos bastante sombrios para a humanidade, durante os quais as pessoas não podiam encontrar-se a não ser virtualmente e os músicos se viram impossibilitados de fazer aquilo que sabem fazer melhor, o regresso à normalidade faz-se ouvir finalmente alto e bom som – e os BEAST IN BLACK estão prontos para ajudar à festa com a sua contagiante fusão de heavy e power metal melódico. Na sequência da edição do seu muito aplaudido terceiro LP de originais, intitulado «Dark Connection», em Outubro de 2021, o reputado colectivo internacional, que conta com músicos finlandeses, gregos e húngaros na formação, embarcaram na Dark Connection Tour 2023, uma extensa rota europeia que os traz pela primeira vez a solo nacional. Em baixo, já podes conferir os horários das actuações.
Após o sucesso atingido pelos dois primeiros álbuns – «Berserker» e «From Hell With Love», de 2017 e 2019, ambos com certificação de platina na Finlândia –, os BEAST IN BLACK continuam a construir canções à base de riffs bastante poderosos, melodia pegajosa e coros hiper-cativantes. Esses são, de resto, os elementos dominantes no som da banda e essa inteligente fusão de melodia e agressividade tem-lhes permitido cultivar batalhões de ouvintes um pouco por todo o mundo. Tendo iniciado a sua carreira ao vivo com um par de digressões na companhia dos RHAPSODY OF FIRE e dos mestres do metal sinfónico NIGHTWISH, os cinco músicos abriram caminho para os seus próprios concertos em nome próprio, na maioria esgotados, terminando a digressão de promoção a «From Hell With Love» com uma actuação apoteótica frente a 4.500 metalheads entusiastas de todo o mundo no Ice Hall de Helsínquia, em Dezembro de 2019. Uns meses depois, como tantos outros artistas e músicos, viram todos os seus planos de conquista mundial gorados pela pandemia.
Com o mundo lá fora “parado”, mas sempre com um vislumbre de esperança no horizonte, o coletivo formado pelos guitarristas Anton Kabanen e Kasperi Heikkinen, pelo vocalista Yannis Papadopoulos, pelo baixista Mate Molnar e pelo baterista Atte Palokangas tratou de aproximar-se ainda mais para escrever o negro e sinistro terceiro capítulo de uma carreira em franca expansão desde que deram os primeiros passos em 2015. Apropriadamente intitulado «Dark Connection», o disco foi produzido, gravado e misturado pelo timoneiro Anton Kabanen e, mantendo o barómetro do heavy metal sempre no máximo, acabou por surpreender com o quinteto a explorar uma estética cyberpunk pouco comum no estilo em que se insere e os sintetizadores mais proeminentes de todas as gravações dos BEAST IN BLACK até à data a darem um foco especial aos elementos sinfónicos e eurobeat pelos quais se tornaram tão amplamente adorados entre quem não se importa que o seu heavy metal seja condimentado com referências “fora da caixa”.