BATTLE BEAST

BATTLE BEAST lançam novo single, intitulado «Angel Of Midnight» [vídeo-clip]

Com a edição de «Steelbound» prevista para Outubro e quatro singles já revelados, incluindo este «Angel Of Midnight», a expectativa cresce em torno daquilo que poderá ser um dos lançamentos mais relevantes da carreira dos finlandeses BATTLE BEAST.

Os BATTLE BEAST estão de regresso com força total: a banda finlandesa de heavy metal vai lançar o seu sétimo álbum de estúdio, «Steelbound», em Outubro através da Nuclear Blast. O disco promete reforçar ainda mais a posição da banda como uma das vozes mais destemidas e electrizantes da cena metal contemporânea e agora, entre riffs de hard rock, sintetizadores vibrantes e a voz inconfundível de Noora Louhimo, os finlandeses revelam o novo single «Angel Of Midnight».

O quarto tema de avanço para o aguardado «Steelbound», chega acompanhado de um vídeo-clip oficial, que nos dá mais um vislumbre do que a banda tem preparado para este novo capítulo da sua carreira. Segundo comunicado oficial, a canção “assenta num riff de hard rock cativante, sintetizadores pulsantes e nos vocais intensos e poderosos de Noora Louhimo, demonstrando mais uma vez a mestria dos BATTLE BEAST em combinar refrães infecciosos com o peso e a energia do heavy metal — um som que faz querer dançar e abanar a cabeça ao mesmo tempo”.

Essa fusão entre dureza e acessibilidade tem sido uma marca registada dos BATTLE BEAST, permitindo-lhes alcançar públicos diversos sem abdicar da identidade forjada ao longo da última década. O baixista e principal compositor Eero Sipilä partilha a sua perspectiva sobre a criação do novo single, revelando que o processo foi marcado por dúvidas e experimentação:

“Tive uma verdadeira batalha interna ao escrever este tema. Somos uma banda de heavy metal. Seremos queimados na fogueira por compor um tema de hard rock com noções românticas? Então percebi: somos os BATTLE BEAST — podemos fazer o que quisermos. A «Midnight» faz uma clara vénia a BON JOVI, DEF LEPPARD, WHITESNAKE — todos os grandes — e não tem vergonha disso. Por isso, deixem-se levar pelo sentimento e aumentem o volume como se fosse 1987”, afirma o músico.

Com estas referências assumidas ao hard rock dos anos 80, «Angel Of Midnight» parece posicionar-se como uma das faixas mais acessíveis do novo trabalho, mas sem perder o carácter vibrante e teatral que sempre caracterizou os BATTLE BEAST. A voz de Noora Louhimo mantém-se no centro da composição, capaz de transitar entre momentos de maior doçura melódica e explosões de intensidade que têm sido a sua assinatura desde que se juntou à banda em 2012.

Recorde-se que, anteriormente, os BATTLE BEAST tinham lançado um vídeo-clip para o terceiro single de antecipação ao álbum, «Here We Are». Descrito como “um hino ousado e sem remorsos de resiliência e unidade”, o tema aposta em riffs vigorosos, melodias directas e as linhas vocais poderosas de Noora Louhimo para transmitir uma mensagem de superação e força colectiva.

É uma canção que, segundo o comunicado de imprensa, “capta o espírito de ultrapassar a adversidade e manter-se firme, em conjunto”, apontando claramente para uma das facetas mais inspiradoras do heavy metal contemporâneo: a capacidade de unir os seus ouvintes em torno de valores partilhados de coragem e perseverança.

Joona Björkroth, o guitarrista dos BATTLE BEAST, explica que o single simboliza “aquele momento depois da tempestade – quando enfrentámos desafios, fomos postos à prova e, de alguma forma, conseguimos sair do outro lado um pouco mais fortes, um pouco mais sábios e talvez mais centrados”. Para o músico, a canção é uma celebração da capacidade humana de resistir e avançar: “as coisas podem não ter corrido na perfeição, mas sobrevivemos. É uma homenagem à persistência e à resiliência — a manter-nos firmes tal como somos, nada mais, nada menos.”

Noora Louhimo, voz icónica dos BATTLE BEAST desde 2012, acrescenta uma dimensão emocional e colectiva à mensagem do tema: “Todos já estivemos nas profundezas — cada um de nós e todos nós juntos. Mas conseguimos sempre levantar-nos, mesmo que magoados e ensanguentados. E aqui estamos ainda, mais fortes do que nunca. Não importa quão difícil seja a jornada, somos sempre mais fortes quando a enfrentamos em conjunto.”

O novo single sucede ao tema-título do novo disco dos BATTLE BEAST, que foi disponibilizado no início de Junho. Num longo comunicado carregado de paixão, o teclista e produtor Janne Björkroth, que também compôs a canção, descreve «Steelbound» como “um tema que é, ao mesmo tempo, pesado e leve”. Segundo o músico, o novo single “atravessa paredes com um estrondo, tanto na composição como nas letras, sem esquecer o groove e aquele pequeno brilho no olhar”. Para a banda, o tema simboliza uma afirmação de força e resiliência: “a «Steelbound» é um hino de combate para todos os que alguma vez foram ignorados, diminuídos ou silenciados”.

Janne vai mais longe e explica o conceito por detrás da música: “É sobre todos nós. Sobre o poder de resistir à injustiça e sobre o respeito que deve ser dado a todas as pessoas. Às vezes, o cenário pode parecer errado, mas podemos — e devemos — ajustar sempre as nossas atitudes.”

Por seu lado, a voz dos BATTLE BEAST, Noora Louhimo, acrescenta um testemunho pessoal poderoso: “Quando era criança, fui vítima de bullying na escola e, em adulta, experienciei muita misoginia e sexismo tanto na vida profissional como na privada. Todas essas experiências transformaram-me numa pessoa que luta sempre contra a injustiça. A «Steelbound» é uma canção de força para todos nós que tentamos navegar por situações e relações difíceis na vida. A música trata de assuntos dolorosos, mas, ao mesmo tempo, dá-nos força para continuarmos a lutar contra as injustiças do mundo.

Para os BATTLE BEAST, «Steelbound» marca mais um capítulo flamejante na sua jornada, prometendo incendiar o universo do heavy metal. O vídeo-clip oficial que acompanha o single é descrito como uma experiência cinematográfica à altura da canção, amplificando a mensagem de empoderamento que caracteriza o tema.

Antes deste lançamento, em Maio, os BATTLE BEAST já tinham apresentado o primeiro single «Last Goodbye», que também conta com uma história emocionante por trás. Quando o tema foi disponibilizado, o baixista Eero Sipilä revelou: “A faísca para a «Last Goodbye» surgiu num local nada rock’n’roll; um hospital. Em 2020, passei algumas semanas lá e conheci uma senhora mais velha a lutar contra um cancro — uma batalha que travava intermitentemente desde 1985.

Perguntei-me: até onde pode ir uma pessoa antes de desistir? Mas ela nunca desistiu. Continuava a aparecer, a enfrentar os tratamentos, a estar presente. ‘Last Goodbye’ é uma homenagem a esse espírito humano de luta — a vontade de nos levantarmos sempre que a vida nos derruba. Enquanto respirarmos, ainda estamos no jogo.

Entretanto, os BATTLE BEAST preparam-se para dar início a uma digressão europeia que arranca a 17 de Outubro, que inclui o maior concerto da banda em solo alemão até à data, na Inselpark Arena, localizada em Hamburgo. O cartaz da digressão conta com os austríacos DOMINUM como convidados especiais e com os suecos MAJESTICA a abrir os espetáculos. Esta tour promete manter os finlandeses na estrada até meados de Dezembro.

Recorde-se que, em Abril, os BATTLE BEAST lançaram o seu primeiro álbum ao vivo, «Circus Of Doom – Live in Helsinki 2023», disponível em todas as plataformas digitais e numa edição limitada em CD e Blu-ray digipak. Gravado no Helsinki Ice Hall a 27 de Janeiro de 2023, misturado pelo próprio Janne Björkroth e masterizado nos lendários estúdios Finnvox por Mika Jussila, este registo capta na perfeição a grandiosidade do espectáculo distópico e carnavalesco que a banda apresentou na última digressão — um verdadeiro presente para todos os fãs dedicados.