BALANÇO LOUD! 2023

BALANÇO LOUD! 2023: Os melhores biscoitos TUGAS (leia-se: as escolhas nacionais do GORILA)

Também no que toca ao punk/hardcore, 2023 revelou-se uma explosão de criatividade sem precedentes. Estes foram os cinco títulos que mais marcaram o “nosso” Gorila.

E assim, de repente, já estamos em 2024. O tempo passa a correr e já todos sabemos como este tipo de coisa funciona. Infelizmente, o Gorila deixou de conseguir entregar-vos fornadas semanais de novidades; no entanto, isso não significa que tenha propriamente deixado de estar atento ao que foi surgindo no submundo do punk/hardcore. Portanto, e sem mais demoras, vamos directos ao que interessa. Esta é a lista dos biscoitos TUGAS mais deliciosos de 2023.

COLD SWEAT
«Highs & Lows»
[Duck Tape Melodies]

Desde o desaparecimento de cena dos REALITY SLAP que se sentiu um vazio na cena tuga, sobretudo no que ao hardcore cheio de groove diz respeito. Calma, no entanto, porque os COLD SWEAT estão aí para nos deixarem a todos descansados. «Highs & Lows» é a edição de estreia da banda e estas oito malhas deixam qualquer um com água na boca, a salivar por mais.

«Entire Prescription» é o cartão de visita do grupo, que emprega melodia nas doses certas, partes mosh competentes e até aquela “ginga” em «Breathe», que promete desde já muitos passos de dança no pit. Mais bandas como os COLD SWEAT, por favor! A cena agradece e o gorila também.

MAU OLHADO
«Deusa Do Pecado»
[Ragingplanet]

Será algo na água? Será do calor? Da Praia?! Uma coisa é certa, o Algarve sempre nos trouxe excelentes bandas e os MAU OLHADO são um bom exemplo disso. Com membros dos PRAYERS OF SANITY e dos URUBU, este «Deusa Do Pecado» é já o segundo disco da curta carreira da banda que toca um crossover em modo rolo compressor que dizima tudo à sua passagem.

Verdade seja dita, é como andar de montanha-russa. Tens de garantir que os cintos estão bem colocados, fechar os olhos e saber que só vai dar para parar no final. Este é o tipo de disco que, mesmo em 2023, faz o Gorila querer arranjar um casaco de cabedal (fake, claro!), uns óculos escuros e uma mota para ir dar o proverbial giro ao pôr do sol nas estradas sinuosas da Serra do Caldeirão.

NEIGHBORZ
«Lost Feathers»
[Hellxis]

É impossível haver um disco novo dos NEIGHBORZ e não estar nesta lista. A veterana banda que espalha a sujidade por todo o lado onde passa desde 2007, continua pujante e cheia de energia. «Inquilinos Da Morte» e «Estores de Lisboa» são, sem dúvida, os temas que causam mais mossa, mas no geral o poder que a banda demonstra ao vivo está aqui muito bem captado.

OVERCROOKS
«Skate Rock Don’t Let Me Sleep»
[Edição De Autor]

O Gorila fica sempre feliz quando surgem bandas novas na cena e os OVERCROOKS são uma agradável surpresa. Com uma forte ligação à cultura do skate, as malhas deste disco de estreia, apropriadamente intitulado «Skate Rock Don’t Let Me Sleep», enchem o Gorila de uma enorme vontade de ir para a rua e tentar sacar aquele “ollie” que levantava a tábua um palmo do chão há 30 anos!

TRINTA & UM
«Granada No Charco»
[Hellxis]

Os TRINTA & UM, uma das mais antigas e influentes bandas de hardcore tuga, mostram que velhos são os trapos. «Granada No Charco» mistura hardcore rápido e durão com malhas mais melódicas e, claro, um piscar de olho ao punk rock. Os refrães orelhudos são perfeitos para garantir que esta gente coloca a sala toda a cantar por onde quer que passe. O Gorila não sabe se há muitos fãs mais novos da banda, mas a velha guarda com certeza que vibrou com esta granada. DESDE 1995 / LVHC / ATÉ AO FIM / SIGA A MARINHA!