O filme-concerto “BACK TO THE BEGINNING”, que documenta a despedida definitiva de OZZY e a última actuação da formação original dos BLACK SABBATH estreia mundialmente nas salas de cinema a 28 de Outubro.
A despedida de Ozzy Osbourne e dos BLACK SABBATH vai chegar ao grande ecrã. “Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning”, o filme-concerto produzido pela Mercury Studios, terá uma estreia cinematográfica mundial a partir do próximo dia 28 de Outubro, permitindo aos fãs reviver nas salas de cinema aquele que acabou por se transformar-se num dos momentos mais marcantes da história do heavy metal.
O filme documenta a actuação realizada a 5 de Julho de 2025, no Villa Park, em Birmingham, a cidade natal de Ozzy e berço dos BLACK SABBATH. Mais do que um concerto de despedida, o evento reuniu novamente Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, com a formação original da banda a subir ao palco pela primeira vez em mais de duas décadas. E, claro, toda a dimensão histórica daquela noite ganhou, entretanto, um peso impossível de ignorar. O concerto aconteceu apenas 17 dias antes da morte de Ozzy Osbourne, transformando aquela actuação na sua despedida definitiva dos fãs.
Esgotado em poucos minutos, o Back To The Beginning foi concebido como uma celebração da carreira de Ozzy e do legado dos BLACK SABBATH, juntando várias gerações de músicos e fãs em torno de uma das bandas que mais profundamente moldaram o heavy metal. Além da actuação de Ozzy a solo, a noite culminou com o regresso aos palcos da formação original dos autores de «War Pigs».
Para Tom Morello, dos RAGE AGAINST THE MACHINE e director musical do Back To The Beginning, a importância daquele momento ultrapassou largamente a dimensão de um simples concerto. “Não há nada que tenha acontecido assim na história do rock’n’roll“, afirma Morello, destacando o facto dos BLACK SABBATH terem podido realizar aquele que foi o derradeira concertos com a formação clássica precisamente no local onde começaram a criar o que viria a transformar-se no heavy metal como o conhecemos hoje em dia.
A própria banda reconheceu a importância daquele reencontro. Tony Iommi descreveu a actuação como uma forma de encerrar o percurso dos BLACK SABBATH de uma maneira apropriada, enquanto Geezer Butler recordou uma atmosfera dominada pelo que descreveu como uma sensação de amor colectivo. Bill Ward, por sua vez, confessou ter sentido que estava “completamente em casa“, num local ao qual pertencia, comparando a experiência a um sonho.
Como é do conhecimento geral, o alinhamento do Back To The Beginning foi muito além dos BLACK SABBATH. O evento juntou uma impressionante sucessão de nomes fundamentais do rock e do metal, numa celebração da influência deixada pela banda de Birmingham. Entre os artistas que actuaram nessa noite estiveram os ALICE IN CHAINS, ANTHRAX, GOJIRA, GUNS N’ ROSES, HALESTORM, LAMB OF GOD, MASTODON, METALLICA, PANTERA, RIVAL SONS, SLAYER e TOOL.
O espectáculo contou ainda com diversos momentos especiais e colaborações entre músicos, reunindo nomes como Adam Wakeman, Andrew Watt, Billy Corgan, Chad Smith, David Draiman, David Ellefson, Jake E. Lee, K.K. Downing, Mike Bordin, Nuno Bettencourt, Papa V Perpetua (dos GHOST), Ronnie Wood, Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Sleep Token II, Steven Tyler, Travis Barker, Vernon Reid, Whitfield Crane e Yungblud, entre outros. A apresentação esteve a cargo do actor Jason Momoa, enquanto Morello assumiu a direcção musical de todo o evento.
O resultado foi uma noite em que diferentes gerações da música pesada se cruzaram para prestar homenagem a uma banda cuja influência se estende muito para além do género que ajudou a criar. Importa recordar também que a génese do colossal Black To The Beginning esteve directamente relacionada com o desejo por parte de Ozzy de voltar a actuar perante os seus fãs. Sharon Osbourne, mulher e manager do malogrado cantor, foi uma das principais responsáveis pela concretização do evento e explica que a ideia nasceu de uma pergunta muito simples: o que poderia realmente fazer Ozzy feliz?
A resposta, segundo Sharon, foi voltar ao palco uma última vez para se despedir e agradecer todo o apoio ao longo dos anos. Essa intenção ganha uma dimensão particularmente emotiva quando vista à luz dos acontecimentos posteriores. Naquele momento, não passava pela cabeça de ninguém que o Back To The Beginning seria efectivamente a última actuação pública de Ozzy Osbourne. Pois bem, é precisamente essa dimensão que “Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning” procura preservar.
A versão cinematográfica foi preparada especificamente para o grande ecrã, procurando transportar para as salas tanto a escala da produção montada no Villa Park como os momentos mais íntimos daquela noite. A realização ficou a cargo de Ben Wainwright-Pearce, enquanto a captação do concerto foi dirigida por Tim Van Someren. A produção é assinada por Jim Parsons, Jamie Silk e Dan Seliger. O filme será apresentado com Dolby Atmos e som surround 5.1, com mistura especial concebida para proporcionar uma experiência particularmente imersiva. A intenção passa por colocar o espectador no centro da acção, aproveitando todas as possibilidades sonoras e visuais de uma apresentação concebida originalmente para um estádio.
Portanto, “Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning” não será apenas uma reprodução convencional da transmissão de um concerto. “A equipa responsável trabalhou o material tendo em conta a experiência cinematográfica, procurando preservar a escala monumental do evento sem perder a proximidade dos últimos momentos de Ozzy em palco“, pode ler-se num comunicado de imprensa..A estreia mundial está marcada para 28 de Outubro, numa distribuição cinematográfica a nível mundial. Os bilhetes começam a ser vendidos a 24 de Setembro, às 15:00 em Portugal continental. Os interessados podem consultar o site oficial do filme e inscrever-se para receber informações e actualizações sobre a distribuição país a país.



