AVESSO: o encontro improvável de músicos oriundos de diferentes linguagens musicais, transformado num consistente e promissor projecto artístico.
Os nacionais AVESSO juntaram-se à LOUD! para estrearem «A Existência Dos Homens», aquele que é o segundo single de avanço para o álbum de estreia desta banda que inclui alguns músicos já bem conhecidos no underground nacional. Idealizado como residência artística no início de 2022, o encontro improvável de músicos oriundos de diferentes linguagens musicais, rapidamente se transformou num consistente e promissor projecto artístico.
“Este tema foi transcrito a partir de um dos poemas de Rubaiyat, por Omar Khayyam, que foi (entre outras coisas) um poeta persa do século XI e XII“, explica-nos o baixista e vocalista Paulo Rui, também dos REDEMPTUS e BESTA. “Nos seus textos encontramos temas e citações que continuam a ecoar presentemente, pelo menos para nós, de uma forma muito pertinente. E curiosidade, sendo que muito do álbum é inspirado e transcrito a partir de Fernando pessoa, por foi ele quem também esteve na transcrição dos Rubayat para a língua portuguesa.“
À semelhança do primeiro single «Se Eu Pudesse Trincar A Vida Toda» (que foi estreado pelos nossos parceiros da ROMA INVERSA), «A Existência Dos Homens» é vocalizada em português e, a nível lírico, encaixa no conceito que guia os AVESSO, suportado em poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos, bem como na reinterpretação da dramaturgia renascentista, onde Séneca é referência, passando pelos Rubaiyat, de Omar Khayyam, mas onde encontramos também vários textos originais escritos por ambos os vocalistas Vitor Hugo e Paulo Rui.
“Os AVESSO exploram, através do rock, os domínios do espírito humano, dos seus pântanos aos seus cumes, não se fechando em sonoridades nem fórmulas de criação ou expressão, trazendo assim uma mistura experimental tanto de melodias como dissonâncias num rodopio de tons doces com notas azedas, que se configuram numa forma de composição em espiral“, explicam os músicos no seu PDF de apresentação.
Em 2023, após várias sessões de experimentação e criação conjunta em estúdio, os AVESSO, constituídos por Diogo Leite na bateria, Dani Valente na guitarra, Vitor Hugo na guitarra e na voz, e Paulo Rui no baixoe na voz, iniciaram e finalizaram o processo de gravação de um total de 14 temas no Caos Armado Estúdio. Estes são os temas que compõem o álbum do colectivo, intitulado «desassossego» e, segundo explicam os músicos “o culminar deste processo oficializa, assim, AVESSO como banda.”
Resultado das diferentes influências, linguagens e culturas musicais, também das diferentes formas de criar música, diferentes percursos e experiências individuais enquanto elementos de outras bandas e de outros circuitos, o resultado, espelhado nesse álbum de estreia ainda sem data de edição, mas que está a caminho, promete revelar-se “naturalmente imprevisível“.