Tuomas Holopainen continua a tecer o seu universo paralelo aos NIGHTWISH, com o terceiro capítulo dos AURI, «III – Candles & Beginnings», a chegar em Agosto.
Os AURI estão de volta. O enigmático projecto formado por Johanna Kurkela, Tuomas Holopainen, dos NIGHTWISH, e Troy Donockley prepara-se para lançar o seu terceiro álbum de estúdio, intitulado «III – Candles & Beginnings», no dia 15 de Agosto de 2025. Para antecipar a chegada deste novo capítulo, foi agora divulgado um segundo single, «Museum Of Childhood», acompanhado por um vídeo-clip oficial que amplia ainda mais a aura de fantasia e introspeção que define o projecto.
Depois de dois discos que mergulharam num mundo sonoro à parte, distante da grandiosidade épica dos NIGHTWISH, os AURI parecem consolidar a sua identidade como refúgio íntimo e sensorial. «Museum Of Childhood» vem confirmar essa trajectória estética, afirmando-se como uma canção que transborda sensibilidade e convida o ouvinte a regressar aos recantos esquecidos da infância, não como nostalgia, mas como evocação lírica da pureza e do encantamento.
Com uma estética musical que conjuga folk nórdico, paisagens cinematográficas e camadas atmosféricas, o novo tema mostra os AURI no seu melhor — envolventes, minimalistas e profundamente emocionais. A voz de Johanna Kurkela soa, ao mesmo tempo, frágil e luminosa, guiando o ouvinte por um universo em que cada nota parece despertar memórias ou sensações adormecidas.
“À medida que mergulhamos mais profundamente no reino encantado do nosso novo álbum, levantamos voo nas asas da imaginação, através dos refúgios seguros dos nossos corações até a este belo «Museum Of Childhood»”, partilha Kurkela, numa declaração que resume bem a abordagem poética e emocional do tema.
O vídeo-clip que acompanha a canção prolonga esse mergulho num universo de fantasia. Com imagens oníricas e um jogo delicado de luz e sombra, o vídeo não só ilustra a letra como alicerça visualmente o conceito do álbum — um lugar onde os inícios se iluminam com a chama simbólica das recordações, da ternura e da descoberta. Não se trata apenas de uma viagem sonora, mas de uma verdadeira imersão sensorial, com a estética visual a assumir um papel quase tão importante quanto a música.
Recorde-se que, em Maio, a banda já tinha lançado 7m primeiro vislumbre deste novo capítulo, com a estreia do single «Shieldmaiden», também acompanhado por um vídeo-clip cinematográfico que pode ser visto no player em cima e foi realizado pelo colaborador de longa data Ville Lipiäinen. Descrita como “uma canção de poder subtil e envolta em mistério“, «Shieldmaiden» serve de convite “a mergulhar no universo sonoro único” dos AURI, “onde as fronteiras entre géneros se dissipam“, lê-se num comunicado de imprensa.
A voz celestial de Johanna Kurkela, os arranjos orquestrais de Tuomas Holopainen e a instrumentação eclética de Troy Donockley voltam a conjugar-se num equilíbrio raro, e dão corpo a uma música que flutua entre a folk, o rock progressivo, o metal sinfónico e o experimental — com laivos de pop, músicas do mundo e uma alma profundamente cinematográfica.
O processo criativo de «III – Candles & Beginnings» começou em 2023, após a conclusão das gravações de «Yesterwynde», o último disco dos NIGHTWISH. Enquanto Troy compunha nas paisagens serenas de Yorkshire, no Reino Unido, Tuomas e Johanna trabalhavam em simultâneo a partir de Kitee, na Finlândia, entrelaçando geografias e emoções em composições que, segundo os próprios AURI, tratam de evocar “novos começos, memórias antigas e a beleza do desconhecido“.
“O nosso novo álbum, intitulado «Auri III», está à espera de ser libertado — mas uma das suas canções, a «Shieldmaiden», já escapou. É uma canção misteriosa, obscurecida pela sua própria força ascendente. Os Auri vivem de mistério e ambiguidade, por isso está tudo bem…”, partilhou Troy Donockley sobre o single «Shieldmaiden»,
A chega de um novo álbum não é, no entanto, a única notícia. Se até agora os AURI existiram sobretudo como um projecto de estúdio, 2025 marca também uma viragem importante na história da banda, com o anúncio da sua primeira digressão europeia. Sob o nome A Trail Of Candles & Beginnings, a tour arranca a 13 de Agosto na cidade natal de Tuomas, Kitee, e leva o trio a mais de 25 cidades, com mais datas na Finlândia, mas também no Reino Unido, Bélgica, França, Países Baixos, Suíça, Alemanha, Áustria, Hungria, República Checa, Polónia, Dinamarca, Suécia e Noruega.
Alguns concertos terão como convidados especiais os EYE OF MELIAN, outro colectivo de estética etérea e cinematográfica liderado por Johanna Kurkela. O alinhamento de locais privilegiados inclui salas como a Union Chapel, em Londres, La Cigale, em Paris, Passionskirche, em Berlim, ou o famoso Grieghallen, em Bergen, prometendo uma experiência ao vivo tão imersiva quanto os discos da banda. O novo álbum dos AURI está já disponível para pré-venda, e a «Shieldmaiden» pode escutada nas plataformas oficiais da banda.
