IRONMAIDEN

Os finlandeses AS THE SUN FALLS dizem não conseguir suportar custos logísticos para tocar no MIRA FEST e no festival RESSURREIÇÃO DO METAL.

Os AS THE SUN FALLS, uma das promissoras bandas da cena melódica finlandesa, viram-se forçados a cancelar as duas actuações anunciadas em solo nacional neste mês de Abril. O colectivo tinha presença confirmada no Mira Fest e no Ressurreição Do Metal, mas os custos elevados de deslocação entre a Finlândia e Portugal inviabilizaram a viagem.

Por meio de um comunicado publicado nas suas redes sociais, a banda explicou os motivos da decisão, que chega a menos de duas semanas dos espectáculos. “Caros fãs, promotores, e todos os que estavam ansiosos pelas nossas actuações em Portugal no RESSURREIÇÃO DO METAL e MIRA FEST 2025. É com grande pesar que temos de anunciar o cancelamento dos nossos dois espectáculos agendados para o festival em Portugal”, começam por referir os AS THE SUN FALLS.

Os AS THE SUN FALLS sublinham que tentaram todas as alternativas possíveis para que a deslocação fosse viável: “Apesar de termos começado o nosso planeamento logístico com bastante antecedência, os custos da viagem subiram em flecha para além do que podemos suportar. Explorámos todas as alternativas possíveis — comparando várias rotas de voo, opções de autocarro e comboio, e outras soluções logísticas — mas, infelizmente, nenhuma se revelou viável.”

Segundo a banda, os voos directos a partir de Helsínquia tornaram-se “exorbitantes” e as soluções mais económicas implicavam vários dias de viagem adicionais, o que se revelou incompatível com os planos profissionais e pessoais dos músicos do grupo. “Todas as rotas que considerámos excediam os nossos limites financeiros ou exigiam dias de viagem prolongados que eram impossíveis de acomodar.”

A decisão foi difícil de tomar e deixou a banda profundamente desapontada. “Estávamos ansiosos por tocar em Portugal e partilhar estes momentos especiais com todos vós”, confessam. Os AS THE SUN FALLS agradecem ainda a compreensão dos promotores portugueses e deixam em aberto um regresso futuro: “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ir a Portugal no futuro e esperamos ver-vos a todos em breve. Obrigado pelo vosso apoio!”

O Mira Fest e o Ressurreição Do Metal são dois eventos de referência para o underground luso, tendo ambos apostado em cartazes diversificados que cruzam nomes emergentes e alguns nomes veteranos do metal extremo. Apesar desta baixa de última hora, ambos os eventos seguem em frente com as restantes bandas confirmadas.