Ainda que atípica este ano, obviamente pela temporada pandémica que vivemos actualmente, a Páscoa continua a ser uma festividade religiosa importante no calendário cristão, celebrando a suposta ressurreição de Jesus. Como tal, em plena sexta-feira santa, imbuídos do espírito provocador que está (e quando não está, deveria) no coração do melhor metal, escolhemos seis bandas, quase todas com lançamentos novos/recentes que desrespeitam completamente o espírito da época. Amen(doim)!
GAYLORD
Origem: Londres, UK
Dizem que são: Queer anarchist black metal.
Escolhidos porque: …dava para ter escolhido literalmente 666 bandas de raw black metal, a maior parte delas com Satan no nome, mas há lá coisa que enfureça mais os católicos conservadores que a homossexualidade? Então uma banda anti-fascista com este nome, quase que conseguimos ouvir a santa fúria daqui da nossa quarentena sossegadinha a um volume que desde os Turbonegro não era atingida. E um dos melhores temas do furioso álbum novo chama-se «Silencing The Voice Of God». Precioso.
Lançamento recomendado:
ULVEBLOD
Origem: Tilburg, Holanda
Dizem que são: Pure chaos
Escolhidos porque: …poucas vezes ouvimos uma manifestação de caos e escuridão angustiante tão real como esta. A raiva e o desprezo perante a humanidade é quase palpável.
Lançamento recomendado: «Omnia Mors Aequat», de onde é este tema:
MZ.412
Origem: Karlskoga, Suécia
Dizem que são: True Swedish black industrial
Escolhidos porque: …são uma banda com lugar cativo em qualquer lista de índole anti-religiosa, seja de quando for o seu último disco (é o «Svartmyrkr», de 2018, mas whatever). Os originalmente denominados Maschinenzimmer 412 são uma criação de Henrik Nordvargr Björkk e juntamente com os Mysticum escreveram o livro de regras de como juntar black metal, electrónica, noise e blasfémia num todo altamente inflamável.
Lançamento recomendado: como é óbvio (e congratulem-se de este player não ter o artwork original):
ACxDC
Origem: Los Angeles, Estados Unidos da América
Dizem que são: ACxDC quer dizer Antichrist Demoncore.
Escolhidos porque: ACxDC quer dizer Antichrist Demoncore.
Lançamento recomendado:
NECROBODE
Origem: Lisboa, Portugal
Dizem que são: Eles não dizem nada, mas é black metal à Beherit.
Escolhidos porque: …queria ter uma banda portuguesa nesta coisa, os Filii Nigrantium Infernalium eram óbvios demais, e o «Sob O Feitiço Do Necrobode» é uma javardeira blasfema de meter medo a qualquer santinho. «Satanás Governa»! «Sangue Da Virgem»! «Penetração Diabólica»!
Lançamento recomendado:
REVENGE
Origem: Edmonton, Canadá
Dizem que são: Os Revenge não dizem nada porque querem é que vocês se fodam. E o resto do mundo juntamente.
Escolhidos porque: …de cada vez que se ouve um álbum dos Revenge com o som no máximo, há um coelhinho da páscoa que morre engasgado com um ovo e um Jesus que cai da cruz.
Lançamento recomendado: