ARCH ENEMY

ARCH ENEMY apagam todas as publicações no Instagram e levantam especulação sobre novo anúncio

O ‘blackout’ digital dos suecos ARCH ENEMY e também de Angela Gossow alimenta rumores sobre um anúncio muito em breve — que pode muito bem materializar um possível regresso inesperado.

Ontem, as contas oficiais dos ARCH ENEMY, assim como as pessoais do guitarrista Michael Amott, do baterista Daniel Erlandsson e da ex-vocalista Angela Gossow ficaram a negro sem qualquer explicação, enquanto os fãs procuram sinais de um novo capítulo para o colectivo sueco. A banda surpreendeu os seus seguidores ao apagar todas as publicações da sua conta oficial na rede social Instagram, numa acção coordenada que envolveu também os perfis pessoais de Amott, Erlandsson e Gossow.

Além da remoção total de conteúdos, as fotografias de perfil foram substituídas por imagens a negro, reforçando a perceção de que algo está prestes a ser anunciado, algo que se verificou hoje, sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, com a divulgação de um novo teaser (em colaboração com Gossow). Até ao momento, não foi emitido qualquer comunicado oficial que esclareça o motivo deste apagão digital e a ausência de explicações gerou uma onda imediata de teorias nas redes sociais, com especulações que vão desde o anúncio iminente de novo material até ao regresso de Angela Gossow aos ARCH ENEMY.

Essa tem sido, de resto, uma das hipóteses que mais tem circulado entre os seguidores dos ARCH ENEMY, que apontam o eventual regresso da cantora ao grupo após a saída de Alissa White-Gulz. Importa recordar que Angela Gossow assumiu o lugar de Johan Liiva em Novembro de 2000, depois de já ter entrevistado Michael Amott para uma webzine. Durante esse encontro, mostrou-lhe uma demo que descreveu como “um registo de má qualidade de uma atuação num clube”.

Pouco depois, foi convidada para uma audição, numa altura em que os ARCH ENEMY tinham dispensado Liiva. Segundo recordaria mais tarde Amott, “ela limpou o chão com todos os outros competidores”. Claro, o impacto foi imediato e Angela Gossow acabaria por gravar o álbum «Wages Of Sin», que consolidou a nova fase da banda e ampliou significativamente a sua projecção internacional. Ainda assim, o percurso de Gossow na banda não esteve isento de dificuldades.

Em 2002, na véspera de uma tour com os ARCH ENEMY, foi diagnosticada com nódulos nas cordas vocais, situação que quase a levou a abandonar as vozes guturais. Após terapia vocal, conseguiu recuperar a voz e decidiu aprofundar a técnica, passando a ter aulas de screaming e também de piano com a reconhecida coach Melissa Cross, referência no universo do metal extremo.

Embora nada indique oficialmente o envolvimento directo de Angela Gossow neste apagão coordenado — sendo actualmente conhecida pelo seu papel na gestão dos próprios ARCH ENEMY —, a verdade é que adensa as dúvidas. Estará a preparar-se um regresso aos palcos como frontwoman? Ou será o silêncio apenas o prelúdio para a apresentação de nova música ou de uma nova vocalista que não seja a Angela?

Enquanto o mistério permanece, a agenda de concertos para 2026 mantém-se bastante preenchida, com presença já anunciada em vários festivais internacionais. Os ARCH ENEMY actuam no Wacken Open Air, o Alcatraz Festival e o Summer Breeze Open Air, entre outros.