Michael Amott, o guitarrista e timoneiro dos ARCH ENEMY, falou recentemente sobre a decisão de incorporar uma vez mais vozes limpas na música da banda que lidera. O tema «Handshake With Hell», incluído em «Deceivers», o mais recente LP dos porta-estandartes do melodeath sueco, marcou a primeira incursão de Alissa White-Gluz no território da voz limpa num disco dos ARCH ENEMY desde o tema «Reason To Believe», de «Will To Power», editado em 2017. “Todos sabíamos que, quando a Alissa se juntou à banda em 2014, vinha com toda uma nova caixa de ferramentas de coisas que podia fazer vocalmente“, explicou Michael, que tem no currículo passagens por bandas como os CARCASS, CARNAGE e SPIRITUAL BEGGARS. “Isso abriu-me muitas portas como compositor. Posso pensar sempre na hipótese de substituir uma melodia de guitarra por uma melodia vocal, ou tê-la a carregar a melodia em determinada altura da canção. Alguns dos fãs mais diehard dela provavelmente pensem que eu estou, ou que nós estamos, a impedi-la de fazer mais cenas desse género, e ela está a morrer para cantar limpo com mais frequência nos álbuns. No entanto, não é realmente esse o caso. Ela adora gritar e fazer linhas vocais extremas, e, claro, esse é o som de assinatura dos Arch Enemy, com o meu trabalho melódico na guitarra e uma voz extrema.“
Apesar de dizer que, no futuro, é possível que os ARCH ENEMY façam mais experiências do género, Amott diz não ser grande apreciador da dicotomia vocal que se tornou popular com o advento do metalcore na viragem do milénio. “Há muitas bandas que usam gritos e voz limpa; andam para trás e para a frente“, começou por constatar o músico sueco. “E não não sou fã de muitas delas — na maior parte dos casos porque, diria eu, não sinto que as melodias sejam metal; soam mais como um rapazinho a cantar no refrão. Simplesmente não acho que encaixe… Acaba por estar próximo de uma sensibilidade pop, que não é algo que eu aprecie, e não é o que queremos fazer. Desde que seja metal, sou a favor disso, claro. E vozes limpas — alguns dos meus vocalistas favoritos são aqueles a quem se chamaria ‘vocalistas limpos’, como o Rob Halford, o Ronnie James Dio e outros assim.” «Deceivers», o 11º álbum de estúdio dos ARCH ENEMY, foi editado a 12 de Agosto através da Century Media Records. Recorde-se que, depois de dois anos de paragem forçada pela pandemia e muita antecipação em relação a um hipotético regresso aos concertos, os titãs do melodeath actuam em Portugal no dia 7 de Outubro, no Coliseu Dos Recreios, em Lisboa.