Os espanhóis ANGELUS APATRIDA iniciam uma nova etapa da sua carreira com a entrada no catálogo da Napalm Records e apresentam «Cycle Of Ruin», primeiro single de um novo EP que chega em Novembro.
Há ciclos que terminam para que outros possam começar. No caso dos ANGELUS APATRIDA, o próximo capítulo da história da banda espanhola começa com uma nova editora, um novo lançamento e a mesma vontade de continuar a levar o thrash aos limites. Mais de duas décadas depois da sua formação, o quarteto de Albacete oficializou recentemente a assinatura de um contrato com a Napalm Records, uma mudança que assinala o início de uma nova fase na carreira de uma das mais importantes forças do thrash metal europeu contemporâneo.
Para marcar esta nova parceria, os ANGELUS APATRIDA apresentam «Cycle Of Ruin», o primeiro single lançado através da nova editora e também a porta de entrada para «The Reckoning», um novo EP de três temas que será editado a 19 de Novembro.
Convenhamos, a escolha não poderia ser mais directa. «Cycle Of Ruin» aposta numa combinação particularmente musculada de riffs cortantes, voz poderosa e grooves de andamento médio, antes de desembocar num explosivo solo de guitarra. O resultado é agressivo q.b. e mantém a matriz thrash que acompanha os espanhóis desde os primeiros dias, mas fá-lo com uma produção e uma abordagem suficientemente actuais para demonstrar que a banda não está interessada em viver apenas das glórias do passado.
O novo tema funciona, assim, como uma proverbial declaração de intenções. Depois de mais de duas décadas de actividade, os ANGELUS APATRIDA continuam a olhar para a frente sem abdicarem da identidade que ajudaram a construir dentro da cena europeia. “Sabíamos que a primeira canção deste novo capítulo tinha de marcar uma posição“, explica a banda. Nesse sentido, «Cycle Of Ruin» surge naturalmente como essa escolha: rápida, implacável e directa ao assunto, apresentando uma abordagem fresca e moderna ao thrash metal old school que sempre esteve no coração desta banda.
A nova música chega acompanhada por um vídeo-clip oficial que procura transportar o ouvinte para o universo visual a energia descontrolada do tema. Em vez de optarem por uma narrativa convencional, os músicos decidiram transformar a gravação numa verdadeira festa, reunindo amigos e criando uma espécie de pool party onde a diversão e o caos assumem o protagonismo. “Nós queríamos que o vídeo captasse essa energia, por isso decidimos fazer uma pool party, juntámos um grupo de amigos e deixámos a loucura acontecer», contam os ANGELUS APATRIDA.
«Cycle Of Ruin» é apenas o primeiro capítulo de «The Reckoning», um EP de três temas que contará ainda com mais um tema original, intitulado «Burn It Down», e uma interpretação particularmente furiosa de «Propaganda», clássico dos SEPULTURA originalmente lançado em 1993 no incontornável «Chaos A.D.».
Note-se que a edição deste «The Reckoning» surge numa altura particularmente significativa para os ANGELUS APATRIDA. Formados em 2000, os espanhóis construíram uma reputação que ultrapassou largamente as fronteiras do seu país de origem ao longo dos anos, tornando-se presença habitual em alguns dos maiores festivais europeus. Wacken Open Air, Hellfest, Graspop Metal Meeting e Download estão entre os palcos que receberam a banda, que também cimentou uma reputação particularmente forte enquanto formação de palco.
Essa experiência acumulada parece estar igualmente reflectida na atitude que acompanha esta nova fase. A assinatura com a Napalm Records não é apresentada pelos músicos como uma ruptura com aquilo que fizeram até aqui, mas antes como uma evolução natural depois de mais de duas décadas de carreira. “Agora é tempo de virar a página“, afirmam os músicos espanhóis. “A Napalm Records andava atrás de nós há uma série de anos e finalmente chegou o momento certo para nos juntarmos a eles. Desde o primeiro dia sentimos o entusiasmo, a ambição e a compreensão que têm sobre quem são os ANGELUS APATRIDA e sobre o caminho que queremos seguir.»
A banda deixa claro, contudo, que esta mudança de casa não significa qualquer abrandamento nas suas ambições. Pelo contrário. “Continuamos tão famintos como sempre“, dizem, acrescentando que é “incrível” poder finalmente considerar a Napalm Records como a sua nova casa. «The Reckoning», já disponível para pré-encomenda através do site da editora, representa, segundo eles, o retrato mais fiel do ponto em que actualmente se encontram: agressivo, pesado e sem concessões. O novo EP foi produzido pelos próprios ANGELUS APATRIDA, gravado por Juanan López e novamente misturado e masterizado por Zeuss, engenheiro de som norte-americano que há muito acompanha o percurso da banda.

01. Cycle Of Ruin | 02. Burn It Down | 03. Propaganda (SEPULTURA cover)


