amorphis

AMORPHIS: De regresso a Portugal em 2024

Os finlandeses AMORPHIS vão encabeçar a edição de 2024 do MILAGRE METALEIRO OPEN AIR.

A organização do festival MILAGRE METALEIRO OPEN AIR confirmou a presença dos AMORPHIS no cartaz da sua edição de 2024, que decorre nos dias 23, 24 e 25 de Agosto, em Pindelo dos Milagres, freguesia do município de São Pedro do Sul. A banda finlandesa junta-se aos conterrâneos KORPIKLAANI, aos gregos ROTTING CHRIST, aos alemães METALIUM, AXXIS e FREEDOM CALL, aos britânicos ONSLAUGHT e aos brasileiros THE TROOPS OF DOOM, entre outros.

A dar cartas, primeiro a nível underground e – poucos anos depois da formação da banda em 1990 – em massa, os AMORPHIS são um dos nomes incontornáveis do boom do metal europeu de uma das décadas mais profícuas no que à música de peso diz respeito. Hoje uma das “potências” com mais força no que toca à produção de heavy metal em todas as suas vertentes, as coisas nem sempre foram assim na Finlândia, mas antes dos Nightwish, Children Of Bodom e HIM, já os autores de «The Karelian Isthmus» estavam presentes na mente dos apreciadores do death metal não alinhado com os clichés da altura.

Por esta altura, ao longo de uma carreira que já ultrapassou a marca das duas décadas, os elogiados AMORPHIS já conseguiram conquistar o seu lugar de destaque no panteão do som de peso e foram essenciais na tarefa de levar ao mundo o metal finlandês graças a discos como «Elegy» e «Tales From The Thousand Lakes».

«Halo», o décimo quarto álbum de estúdio dos AMORPHIS, foi editado em Fevereiro de 2022 via Atomic Fire Records. Produzido por Jens Bogren, o disco já foi anteriormente descrito como “uma obra-prima progressiva, melódica e quintessencialmente melancólica e pesada“. No passado dia 13 de Outubro, foi editado «Queen Of Time (Live At Tavastia 2021)», o registo dos dois concertos que, durante a pandemia, a banda protagonizou em streaming a partir no lendário Tavastia Club, em Helsínquia, na Finlândia. O álbum já está disponível através da loja virtual da Atomic Fire Records.