O guitarrista Daniel Freyberg, que fez parte da formação final dos CHILDREN OF BODOM e era um dos membros dos BODOM AFTER MIDNIGHT, foi recentemente entrevistado pela revista Revolver sobre «Paint The Sky With Blood», o primeiro e último lançamento da banda criada por Alexi Laiho no início de 2020. Como seria de esperar, Daniel também falou sobre Laiho, que faleceu repentinamente no dia 29 de Dezembro de 2020. O guitarrista, que tinha feito concertos com os BODOM AFTER MIDNIGHT em Outubro de 2020, disse não imaginar que o seu companheiro de banda estava mal, muito menos a ponto de falecer. “Ele parecia normal, como sempre. Definitivamente ninguém esperava que isto acontecesse [a morte de Alexi]”, disse o músico.
Durante a conversa, Daniel também elogiou Alexi que, segundo o músico, era uma pessoa com muitas qualidades. “Era uma pessoa muito humilde. Nunca fez grande alarido sobre si mesmo, sabem? Ele tinha um excelente sentido de humor — um humor negro, mesmo muito negro. Era incrível. Tinha os pés na terra e era uma pessoa reservada fora da banda. […] Além disso, era muito simpático. Toda a gente queria estar perto dele e, claro, todos queriam um ‘pedaço’. Isso era cansativo — ele estava sempre sob os holofotes. Mas era muito fixe e generoso com os amigos e queria sempre saber como eles estavam“.
Alexi Laiho nasceu em Abril de 1979, na cidade de Espoo, na Finlândia. Em 1993, fundou os CHILDREN OF BODOM, banda de death metal melódico que se transformou numa das maiores da sua geração. Alguns meses após o grupo encerrar actividade, Alexi apresentou uma nova banda, os BODOM AFTER MIDNIGHT. O guitarrista, vocalista e compositor faleceu em Dezembro de 2020, colocando um ponto final na trajectória do quarteto. «Paint The Sky With Blood», o EP de estreia do grupo, vai ser editado no dia 23 de Abril via Napalm Records.
Segundo comunicado de imprensa, neste EP, que perfaz uns escassos 14 minutos, “a música carrega reminiscências dos primeiros tempos dos CHILDREN OF BODOM e adiciona-lhes influências modernas e emocionantes“. A força da interacção de Alexi Laiho com o guitarrista Daniel Freyberg, com o baterista Waltteri Väyrynen (dos PARADISE LOST), com o baixista Mitja Toivonen (ex-SANTA CRUZ) e com o teclista Vili Itäpelto não só funciona como uma prova da irrefutável habilidade musical da banda, mas também mostra a sua capacidade para a incorporação de uma enorme variedade de influências de género, que fluem com uma classe considerável. Curiosamente, o disco encerra com uma versão do clássico do death metal melódico «Where Dead Angels Lie», dos suecos DISSECTION.
“À semelhança de todos nós, o Alexi também estava além de entusiasmado com estas músicas e ansioso para as lançar, por isso estamos felizes por podermos realizar o seu desejo“, dizem os restantes membros dos BODOM AFTER MIDNIGHT. “Escusado será dizer que estamos honrados e orgulhosos de fazer parte do seu último trabalho criativo e de editá-lo da forma como ele queria. Está na hora de deixar a besta sair da jaula mais uma vez, agora como uma celebração da música, do legado e do próprio homem que o Alexi era.” Podes conferir o alinhamento e a capa de «Paint The Sky With Blood» em baixo.
01. Paint The Sky With Blood
02. Payback’s A Bitch
03. Where Dead Angels Lie (DISSECTION cover)