abbath

ABBATH: Data-dupla em Portugal acontece em Janeiro de 2024

O inimitável ABBATH regressa ao nosso país para dois concertos em nome próprio no Porto e em Lisboa.

Os titãs do metal norueguês ABBATH acabam de anunciar a digressão Dread Reaver Europe 2024. A rota começa logo no início do próximo ano, a 6 de Janeiro, com uma actuação no festival Meh Suff!, na Suíça, e depois continua o seu caminho por catorze países, passando por 31 palcos diferentes e terminando no Nordic Metal Cruise, na Finlândia, no dia 10 de Fevereiro de 2024. Como convidados especiais em todos os concertos vão estar presentes os TOXIC HOLOCAUST e os HELLRIPPER.

Pelo meio, o ex-líder dos IMMORTAL protagoniza também um muito aguardado regresso a Portugal para uma data-dupla em nome próprio, com concertos agendados para os dias 13 e 14 de Janeiro de 2024, no RCA Club e no Hard Club, no Porto e em Lisboa, respectivamente. Os bilhetes para os dois espectáculos em Portugal estão disponíveis na Ticketline Portugal e em todas as lojas aderentes.

«Dread Reaver», o mais recente álbum de estúdio de ABBATH, a banda do ex-frontman dos IMMORTAL com o mesmo “nome”, foi lançado a 25 de Março de 2022. O disco foi produzido por Endre Kirkesola, ABBATH e Dag Erik Nygaard no estúdio Dub, localizado em Kristiansand, e no Lydstudio, em Bergen, com a masterização a ficar a cargo de Maor Appelbaum, conhecido pela sua associação aos FAITH NO MORE e ROB HALFORD, no Maor Appelbaum Mastering em Los Angeles.

Segundo comunicado de imprensa, o objectivo para o sucessor de «Outstrider», de 2019, era criar “uma tormenta que ficasse firmemente no cruzamento dos heróis KISS, MOTÖRHEAD, MANOWAR e BATHORY.“ A formação que gravou o disco é composta por Abbath na guitarra, no baixo e na voz, Ukri Suvilehto na bateria, Ole André Farstad na guitarra e Mia Wallace no baixo.

Recorde-se que as mais recentes sessões de estúdio dos ABBATH ocorreram mais de um ano depois de ABBATH divulgar um comunicado em que dizia que estava a lutar contra o vício e em que se prometia a fazer um programa de reabilitação que o ajudaria a “ficar limpo de uma vez por todas. 

A decisão de entrar em reabilitação por parte do músico norueguês aconteceu algumas semanas depois de ter feito fez um desastroso espectáculo de duas músicas em Buenos Aires, Argentina, que resultou nos fãs a pedirem o reembolso do valor dos ingressos. Na altura, o grupo estava em digressão pela América do Sul a promover o segundo álbum a solo do músico norueguês, «Outstrider», que foi lançado em Julho de 2019 pela Season Of Mist.