SWR Barroselas Metalfest XX:
20 Bandas a não perder! [parte 2]

Por esta altura – umas estóicas duas décadas depois da primeira edição! – já não restam grandes dúvidas em relação ao carácter essencial e incontornável do SWR BARROSELAS METALFEST como mostra do que de melhor o movimento de peso extremo tem para oferecer.

Este ano, durante o fim de semana de 28 a 30 de Abril, a já habitual selecção aprimorada da nata do underground vai passar uma vez mais pelos três palcos instalados na irredutível vila minhota, num evento que continua a arrastar multidões ano após ano. Para vos facilitar um pouco a vida, e porque sabemos que, infelizmente, os festivais deste género se fazem também de escolhas, a redacção da LOUD! decidiu ir novamente a votos e dizer-vos o que não podem mesmo perder no SWR XX.


Factos: Líderes incontestados do movimento black metal norueguês que, no início dos 90s, tanta tinta fez correr, os Mayhem vêm a Barroselas espalhar todo o seu veneno malévolo numa actuação muito especial em que vão interpretar o clássico «De Mysteriis Dom Sathanas» na íntegra.
Origem: Noruega
Ano de formação: 1984
Lançamento mais recente: «Esoteric Warfare» [Season Of Mist, 2014]


Factos: São, para todos os efeitos, a formação que manteve os Venom vivos quando o Cronos se afastou da banda e, como não poderia deixar de ser, vão trazer ao SWR XX todos aqueles hinos incontornáveis de uma das mais influentes bandas de que há memória na música extrema.
Origem: Reino Unido
Ano de formação: 2015
Lançamento mais recente: TBA [Nuclear Blast, 2017]


Factos: Foram um dos cancelamentos mais lamentados da edição de 2016, mas este ano Sven e companhia prometem compensar os seus fãs com uma daquelas descargas de death metal ultra poderoso e musculado a que já nos habituaram.
Origem: Bélgica
Ano de formação: 1995
Lançamento mais recente: «Retrogore» [Century Media, 2016]


Factos: O duo norte-americano (de raízes colombianas) formado por Dagon e Incubus cresceu muito desde a sua primeira passagem pelo SWR, em 2007 – de pérola do underground a uma das entidades mais celebradas do black metal actual, sem compromissos, tudo conquistado a pulso.
Origem: Colômbia/Estados Unidos
Ano de formação: 1988
Lançamento mais recente: «Bloodshed Across The Empyrean Altar Beyond The Celestial Zenith» [Season Of Mist, 2016]


Factos: Três anos depois de nos terem visitado no Santa Maria Summer Fest, os já lendários ENT regressam a Portugal via SWR para espalhar mais caos, violência e anarquia, liderados pelo imparável e impagável vocalista Dean Jones, toda uma figura.
Origem: Inglaterra
Ano de formação: 1985
Lançamento mais recente: «Extreme Noise Terror» [Willowtip, 2015]


Factos: A cena psicadélica – com laivos de black – na Finlândia é actualmente riquíssima, e os Oranssi Pazuzu afirmaram-se desde cedo como líderes do movimento, pela sua originalidade e personalidade única, transcendendo estilos e tornando-se um caso sério de popularidade universal.
Origem: Finlândia
Ano de formação: 2007
Lançamento mais recente: «Värähtelijä» [Svart, 2016]


Factos: Uma das mais ortodoxas e resilientes propostas saídas do underground proto-death metal dos 80s, Paul Speckman e companhia, hoje radicados na Rép. Checa, continuam a ser garantia de um espancamento sonoro feito como mandam as regras da velha escola.
Origem: Estados Unidos
Ano de formação: 1983
Lançamento mais recente: «An Epiphany Of Hate» [F.D.A. Rekotz, 2016]


Factos: Há mais de uma década que não ouvíamos falar dos mais famosos “engravatados” do som extremo, mas Jason Mendonça, David Gray e Paul Scanlan decidiram voltar ao activo em 2016 e prometem não dar tréguas com a sua abordagem muito sui generis ao death metal obscuro.
Origem: Reino Unido
Ano de formação: 1997
Lançamento mais recente: «Antichrist» [Earache, 2007]


Factos: Considerados, praticamente desde a formação, como um dos mais dignos representantes do death metal old school, os Dead Congregation combinam tudo o que as diferentes cenas clássicas do género tinham de melhor – dos Incantation ao death sueco – num todo escuríssimo e contundente.
Origem: Grécia
Ano de formação: 2004
Lançamento mais recente: «Promulgation Of The Fall» [Martyrdoom, 2014]


Factos: Exactamente no ano em que comemora vinte anos de uma carreira sem precedentes, o grupo liderado por Nocturnus Horrendus acaba de lançar aquele que, até ao momento, é um dos melhores discos de black metal do ano. Portanto, este regresso ao SWR promete ser memorável.
Origem: Portugal
Ano de formação: 1998
Lançamento mais recente: «Delusion» [Folter Records, 2017]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>