Todos se recordarão das barbas, terão brincado com elas. E outra geração, mais velha, recordará os vídeos na MTV, sempre com o automóvel e as modelos cativantes. Todavia, há muito mais numa banda que esteve presente em seis décadas, numa carreira com mais de cinquenta anos, embora com apenas quinze álbuns de estúdio, e que nunca parou de tocar. Há três fases na carreira dos ZZ TOP, cada uma com o seu valor e reconhecimento. O período compreendido entre o final dos anos 60 e princípios da década de 80, talvez tenha sido o mais genuíno e criativo do trio. Com uma base musical assente nos blues, Billy Gibbons encontrou no duo formado por Frank Beard e Dusty Hill a base rítmica ideal para a sua guitarra. É dessa fase «La Grange», do clássico «Tres Hombres». De lá saíram ainda outros clássicos como «Jesus Just Left Chicago» e «Beer Drinkers & Hell Raisers». Esta última, seria um hino de muitos motards e teria versões dos MOTÖRHEAD e VAN HALEN.
Em 1983, mudança de jogo; o grupo descobria os sintetizadores, produzia vídeos que encaixavam num novo canal de TV, a MTV, e rapidamente o sucesso chegou, primeiro com «Eliminator», depois com «Afterburner». Temas como «Legs», «Sharp Dressed Man», ou «Sleeping Bag» são ainda hoje populares em listas de vídeos dos anos 80, e garantiram diversos prémios MTV, bem como posições cimeiras nas tabelas de vendas. «Eliminator» vendeu dez milhões de cópias, apenas nos Estados Unidos. Com «Recycler», de 1990, o sucesso começa a fugir, ao mesmo tempo que o grupo regressa aos blues. Sem nunca terem parado de tocar ao vivo, começam uma nova fase, beneficiando do estatuto da longevidade. É a altura do reconhecimento entre pares, colmatado em 15 de Março de 2004, quando o grupo conquistou um lugar no Rock and Roll Hall of Fame, sendo apresentado por Keith Richards, dos ROLLING STONES. Quem melhor que este guitarrista para entender longevidade e a abordagem simples e eficaz, próxima do minimalismo original, que o trio soube conferir aos seus temas.
O som dos ZZ TOP influenciou muitos grupos, em particular os irmãos Abbott que trouxeram muito do groove dos seus temas do estilo do trio. Sem Phil Anselmo, os restantes elementos dos PANTERA formaram mesmo a banda TRES DIABLOS, que executava apenas versões de ZZ TOP, sendo «I Heard It On The X», o único tema que ficou registado para a posteridade e em que se percebe a perfeita mistura do som de ambos os grupos. Um bom exemplo da abordagem que os músicos fazem aos blues, da densidade acompanhada de uma aparente simplicidade é a recente execução do trio, para a faixa «La Grange», no programa de Howard Stern, que podes ver no player em cima. Uma boa forma de homenagear Dusty Hill e apreciar a sua técnica de execução.