Dois anos volvidos desde a edição do muito aplaudido álbum homónimo de 2022, os ZEAL & ARDOR conseguem surpreender uma vez mais com «GREIF».
No final de Abril, sem que nada o fizesse prever, os ZEAL & ARDOR, revelaram um novo tema, intitulado «to my ilk», que serviu como primeiro single de avanço para o próximo álbum da muito elogiada banda de metal experimental. O LP, com o título «GREIF», foi lançado durante este Verão e, em antecipação, os músicos lançaram quatro singles; a saber, «To My Ilk», «Clawing Out», «Fend You Off», «Hide In Shade», com «Kilonova» a celebrar já o lançamento do álbum.
O novo álbum, disponível na íntegra em baixo, mostra o amplo escopo do som dos ZEAL & ARDOR, que vai dos espirituais afro-americanos até aos berros guturais do metal extremo. Isso percebeu-se ao longo dos meses que antecederam o lançamento de «GREIF», que, desde logo, mostraram que algo que não ia faltar neste disco seria diversidade, uma vez que, enquanto o primeiro single se afirmou como uma oferta triste e significativamente mais calma, no seu sucessor, «Clawing Out», os ZEAL & ARDOR soam bastante mais agitados, vanguardistas e estranhamente sujos.
Depois, esse tema sucedeu a «to my ilk» que, com uma duração total de apenas 2 minutos e meio, se afirmou como uma canção bastante mais suave (para os padrões do grupo), que nunca chega a entrar em território muito pesado, com Manuel Gagneux, vocalista, guitarrista e timoneiro dos ZEAL & ARDOR a oferecer uma performance vocal bastante reservada ao longo de toda a canção.
“Isto é aquilo. O sítio onde o sol mostra tudo, onde nos escondemos na sombra. Isto é a nossa essência; somos nós, no nosso estado mais honesto e vulnerável”, declarou de forma críptica o líder dos ZEAL & ARDOR antes do disco ser lançado. E, senhores e senhoras, uma coisa é certa: esta colecção de canções torna, uma vez mais, clara a ideia de que, se por acaso estás à espera de outro disco como«Devil Is Fine» ou «Stranger Fruit», o melhor vai ser moderares as tuas expectativas.
«GREIF», cujo nome se refere a uma criatura híbrida mítica, é, segundo Gagneux “um leão, uma cobra e um pássaro. Durante o desfile, ele volta-lhes as costas. Isso reflecte onde estamos e faz com que este disco tenha outro nível de emoção. Saiu tal como eu o imaginei.” Enquanto isso, referindo-se em específico ao conteúdo musical do álbum, o mentor dos ZEAL & ARDOR partilha: “Queria expandir o que tínhamos e introduzir novas cores. Há momentos de raiva e acusações, mas também há algum consolo e felicidade. Em suma, estou a ampliar a paleta de cores com as quais podemos pintar. Estes são caminhos que ainda não tentámos.”
«GREIF» é já o quarto lançamento de longa-duração dos ZEAL & ARDOR, e o sucessor do aplaudido LP homónimo de 2022. Como é sabido, desde a sua formação há aproximadamente uma década, a banda tem recebido aclamação da crítica graças à sua mistura única de metal extremo com temas espirituais tradicionais de escravos. De momento, os músicos têm uma série de concertos agendados no Velho Continente em Agosto, Setembro e Outubro.
01. the Bird, the Lion and the Wildkin | 02. Fend You Off | 03. Kilonova | 04. are you the only one now? | 05. Go home my friend | 06. Clawing out | 07. Disease | 08. 369 | 09. Thrill | 10. une ville vide |
11. Sugarcoat | 12. Solace | 13. Hide In Shade | 14. to my ilk