Z! LIVE ROCK

Z! LIVE ROCK: Anuncia o primeiro cabeça de cartaz para a edição de 2026

Chegou aquele momento em que surgem os primeiros avanços para os cartazes dos festivais de Verão do próximo ano e o cada vez mais popular Z! LIVE ROCK traz novidades de monta.

O festival Z! LIVE ROCK cresceu, ao ponto de ter um nome como os HELLOWEEN como cabeça de cartaz. Isto em 2023, ano atribulado, em que à semelhança do Wacken Open Air, o festival leonês sofreu com as intempéries. E de notar a excelente resposta da organização, que deve ter perdido muita da receita para compensar a audiência.

Pois bem, depois das fulgurantes edições de 2024 e 2025, o evento regressa e promete alargar ainda mais o espectro musical, indo dos habituais nomes clássicos a outros mais modernos. A edição do próximo ano decorre de 11 a 13 de Junho e o espaço será o mesmo dos anos transactos, a Diputación Provincial de Zamora, que permite um aumento da assistência. Na opinião da equipa de produção, trata-se de “um espaço amplo, que responde a todas as necessidades da organização, de logística e transporte necessário para o festival”.

O recinto do Z! LIVE ROCK conta com um espaço que permitirá acampamento para mais de 16,000 pessoas, dois palcos e zonas de sombras, onde serão acolhidas as mais de trinta bandas planeadas para o evento, que contará com os regressados TWISTED SISTER como cabeças de cartaz. Recorde-se que, no passado dia 13 deste mês, a lendária banda liderada pelo intrépido Dee Snider surpreendeu meio mundo (e a outra metade) com o anúncio de uma digressão de 50.º aniversário a decorrer no próximo ano.

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa no qual os membros fundadores expressaram todo o seu entusiasmo por regressarem finalmente aos palcos após quase uma década afastados. Dee Snider foi o primeiro a sublinhar a importância deste regresso: “Se tens a sorte de estar numa banda que as pessoas ainda querem ver após cinquenta anos, como podes não responder ao apelo? Em 2026, os Twisted Fucking Sister vão subir a palcos em todo o mundo porque WE STILL WANNA ROCK!!”

Já o guitarrista Jay Jay French recordou as origens do grupo e o longo percurso até aqui: “Tudo começou a 2 de Fevereiro de 1976 num pequeno bar chamado The Turtleneck Inn em Hunter Mountain, Nova Iorque. Eu, o Dee Snider e o Eddie Ojeda chamámo-nos Twisted Sister e estivemos lado a lado durante quase cinco décadas, através de várias mudanças de formação e milhares de concertos. É com orgulho que celebramos um marco que outrora parecia impensável: 50 anos de história! Criámos um legado musical e performativo que continua a inspirar milhões de fãs em todo o mundo. Twisted Forever, Forever Twisted!”

Por seu lado, o também guitarrista Eddie Ojeda resumiu o espírito da dos TWISTED SISTER com enorme simplicidade: “A verdade é que, cinquenta anos depois, os Twisted Sister continuam a ser a banda sonora de todos os rebeldes com uma razão, e uma razão para aumentar o volume.”

As entradas para a edição de 2026 do Z! LIVE ROCK já estão à venda, estando neste momento a decorrer uma promoção com um pack para três dias, pelo preço de 120 euros mais encargos. A oferta ainda está disponível no site oficial do evento, onde também possível ter acesso a mais informação sobre um festival em claro crescimento e que, de certeza, será do agrado dos fanáticos mais tradicionais de música pesada. Importa recordar também que a cidade leonesa de Zamora é perto da fronteira portuguesa, situando-se a menos de três horas de viagem do Porto, e que este festival tem contado cada vez mais com audiência lusa, assim como com alguns nomes nacionais no cartaz.