ALTERBRIDGE

BEHEADED, ROTTEN SOUND, UNFATHOMABLE RUINATION e ANALEPSY lideram o cartaz da próxima edição do XAPADA FEST, que decorre em Janeiro do próximo ano no RCA Club, em Lisboa.

O Xapada Fest vai regressar em 2026 com um cartaz que promete começar o ano ao mais alto nível para todos os amantes do metal extremo. Nos dias 16 e 17 de Janeiro, o RCA Club, em Lisboa, volta a acolher a habitual descarga de brutalidade que caracteriza este festival, um dos principais encontros ibéricos 100% dedicados ao death metal, grindcore e géneros afins.

Entre os nomes confirmados, destacam-se os malteses BEHEADED, os finlandeses ROTTEN SOUND, os britânicos UNFATHOMABLE RUINATION e também os portugueses ANALEPSY, quatro bandas com um enorme reconhecimento internacional nos circuitos mais extremos do metal.

O alinhamento, no entanto, vai muito além dos cabeças de cartaz e apresenta uma selecção diversificada de bandas europeias que espelham a vitalidade da cena underground. De regresso a Lisboa, os alemães STILLBIRTH trazem a sua fusão brutal de death metal e beatdown, enquanto os espanhóis BONECARVER, TEETHING e EMBRACE YOUR PUNISHMENT contribuem com diferentes perspectivas dentro do espectro mais violento do metal moderno.

O grindcore também vai estar fortemente representado por nomes como os neerlandeses INHUME, os belgas BRUTAL SPHINCTER, os ingleses AMPUTATED e os franceses COLPOCLEISIS, todos com diversas passagens anteriores por palcos de referência europeus e reputações construídas ao longo de décadas de actividade. O death metal nacional marca igualmente presença com força, com actuações confirmadas de bandas como BLEEDING DISPLAY, DEAD MEAT e os KANINE, ao lado dos veteranos SERRABULHO, que são mestres na arte de juntar brutalidade e irreverência em doses iguais.

Completam o cartaz do Xapada Fest os norte-americanos CRUCIVORE, em estreia absoluta no festival, e os emergentes LETHARGIC e TERRA MORTA, duas propostas promissoras da nova vaga de som extremo. Os bilhetes já estão disponíveis em xapadafest.bigcartel.com ou através do e-mail oficial do festival. Até ao final de Agosto, o passe geral para os dois dias estará disponível por 68€, num preço promocional que certamente agradará aos fãs mais atentos e decididos.

Como é fácil de antever, com este cartaz, o Xapada Fest volta uma vez mais a afirmar-se como um ponto de encontro essencial para todos os devotos das sonoridades mais extremas. À semelhança das edições anteriores, esperaram-se dois dias de intensidade, convívio bravo e celebração da música extrema num ambiente intimista, mas carregado de energia. Janeiro que se prepare: a tempestade vai voltar ao RCA Club.