A organização do WOODROCK FESTIVAL anunciou o cancelamento da edição de 2025 e encerra assim um ciclo de uma década de “rock na natureza”.
O Woodrock Festival, evento que durante dez anos levou à Praia de Quiaios uma proposta singular de “rock na natureza”, infelizmente não terá uma 11.ª edição em 2025. A organização, a cargo da Sombra Janota – Associação Cultural sem Fins Lucrativos, anunciou o fim do festival, justificando a decisão com a incapacidade de garantir as condições financeiras e logísticas necessárias para manter a sustentabilidade do evento.
A 10.ª edição do Woodrock, realizou-se nos dias 18, 19 e 20 Julho de 2024, contando com um total de 14 nomes em cartaz. Encabeçado pelos muito aplaudidos LUCIFER e WEEDEATER, o alinhamento desses três discos de festa ficou completo com o talento dos JIRM, HIPPIE DEATH CULT, CACHEMIRA, MAQUINA, THEM FLYING MONKEYS, OS OVERDOSES, TRAVO, LORD OF CONFUSION, dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS, MISLEADING, EPILEPSIA ALIENÍGENA e SINOPTIK.
Criado como um festival de identidade própria, o Woodrock diferenciou-se pelo seu enquadramento natural e pela aposta num ambiente intimista, onde público, músicos e a comunidade local se fundiam num convívio autêntico. Com um crescimento sustentado ao longo de uma década, o evento tornou-se um ponto de encontro anual para amantes do rock e dos seus subgéneros, atraindo festivaleiros de todo o país e do estrangeiro.
Ao longo das suas dez edições, o Woodrock Festival também um catalisador cultural e social para a Praia de Quiaios, promovendo a região e dinamizando a economia local. A cada Verão, a fusão entre visitantes e a comunidade criava um ambiente único, onde o rock se misturava com a paisagem costeira e florestal. “Foram dez anos de enorme esforço pessoal e financeiro para todos nós, mas foram também dez anos altamente recompensadores por podermos receber na Praia de Quiaios milhares de festivaleiros, centenas de músicos, técnicos e outros profissionais ligados ao meio musical“, refere o comunicado da organização.
Segundo os próprios, o impacto do Woodrock Festival estendeu-se muito além da música, funcionando como uma montra para a localidade e fomentando um espírito de partilha entre diferentes públicos, mas a sua realização dependia, na maioria, da dedicação de voluntários e do esforço contínuo da associação promotora, que agora assume a impossibilidade de dar continuidade a este projecto.
No comunicado, que podes ver na íntegra em baixo, a organização é bem clara ao afirmar que o ciclo do festival termina aqui, sem perspectivas para um possível regresso no futuro. A despedida é marcada por um sentimento de gratidão para com todos os que contribuíram ao longo dos anos — dos festivaleiros aos artistas, técnicos e demais profissionais envolvidos. “Esperamos que músicos e público frequentadores deste tipo de eventos possam continuar a ter oportunidades de deles usufruir, noutros ou nos mesmos locais, com a mesma paixão recompensadora que connosco partilharam em 10 edições do Woodrock Festival“, conclui a nota.