O WOODROCK FESTIVAL regressa à Praia de Quiaios, na Figueira da Foz, nos dias 18, 19 e 20 de Julho. LUCIFER e WEEDEATER estão entre as principais atracções.
No final de Março, o WOODROCK FESTIVAL anunciou as datas e as primeiras bandas para a sua 10.ª edição, que irá realizar-se nos dias 18, 19 e 20 Julho e contará com um total de 14 nomes em cartaz. Da primeira leva de confirmações destacaram-se obviamente os suecos LUCIFER, a que se juntavam também os conterrâneos JIRM, os norte-americanos HIPPIE DEATH CULT, os espanhóis CACHEMIRA e os lusos MAQUINA., TRAVO e OS OVERDOSES.
Entretanto, a 20 de Maio, a organização anunciou o cartaz completo da edição deste ano, com as lendas norte-americanas do stoner/sludge WEEDEATER em grande destaque. Além deles, aos sete nomes mencionados em cima, juntam-se também os THEM FLYING MONKEYS, LORD OF CONFUSION, dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS, MISLEADING, EPILEPSIA ALIENÍGENA e SINOPTIK.
Os WEEDEATER são um trio originário de Wilmington, na Carolina do Norte. Criados em 1998, criaram um som distinto e pesado, conquistando uma base de fãs dedicada ao longo dos anos. Conhecidos pelo seu som agressivo e letras obscuras, são liderados pelo carismático vocalista e baixista Dixie Dave, que surge acompanhado pelo guitarrista Dave “Shep” Shepherd e pelo baterista Ramzi Ateyeh.
Com uma discografia consistente e aclamada pela crítica, destacam-se no cenário do metal underground, combinando influências do doom, stoner e punk para criar um som cativante. Ao longo da sua carreira, o trio enfrentou diversos desafios, incluindo problemas de saúde e mudanças na formação, mas manteve a sua integridade artística e a sua paixão pela música (e pela cannabis) intocada. Vão prová-lo, claro, no WOODROCK FESTIVAL.
Desde a sua criação em 2014, os reverenciados LUCIFER, liderados pela carismática Johanna Andersson, lançaram quatro álbuns homónimos, bem como numerosos singles infundidos de hard rock dos anos 70, proto heavy metal, doom e rock oculto, que prestam reverência a nomes clássicos como Black Sabbath, Pentagram e Blue Öyster Cult. Na década que passou entretanto, realizaram mais de 200 concertos na Europa, no Japão, na América do Norte e do Sul, incluindo os grandes festivais do género.
«Lucifer V», o mais recente LP da banda, que vai certamente servir de mote ao concerto no WOODROCK FESTIVAL, foi lançado a 26 de Janeiro de 2024 pela Nuclear Blast Records. Composto por nove temas, o quinto álbum do grupo mostra os roqueiros a canalizarem todas as suas forças numa monumental massa eletrizante de peso e puro rock’n’roll.
Organizado, desde o primeiro ano, pela Associação Cultural e Recreativa Sombra Janota, o WOODROCK FESTIVAL decorre anualmente, à excepção de dois anos de interregno à força da pandemia, desde 2013 num ambiente descontraído, rodeado pela paisagem florestal da Serra da Boa Viagem e pela Praia de Quiaios, situada poucos quilómetros a norte da Figueira da Foz.
Os passes gerais para a edição de 2024 do WOODROCK FESTIVAL terão o valor de 50 euros e 45 euros, com e sem direito a campismo, respectivamente. Quem optar pelo passe mais caro terá acesso gratuito ao Parque de Campismo de Quiaios, podendo acampar e usufruir de serviços como os duches de água quente, utilização dos balneários e churrasqueiras. Os passes gerais podem ser adquiridos na BOL, nas lojas FNAC, WORTEN e nos balcões dos CTT.