«Hymns In Dissonance» marca o muito aguardado regresso dos WHITECHAPEL com muito peso, um conceito macabro e brutalidade a rodos.
Os norte-americanos WHITECHAPEL acabam de estrear um vídeo-clip para o tema-título do seu próximo álbum de originais, «Hymns In Dissonance», que será lançado a 7 de Março pela prestigiada Metal Blade Records. Este regresso, aguardado com grande expectativa pelos fãs, promete ser um marco na já sólida discografia do grupo formado em Knoxville, Tennessee. Numa declaração que dá o tom para o novo LP, Alex Wade, guitarrista da banda descreve o álbum como “o mais pesado” que a já gravaram. “Tentámos escrever algo que fosse absolutamente chocante e brutal, tanto nos riffs como na atmosfera geral,” afirmou.
A nível lírico, o álbum mergulha numa narrativa bem obscura e intensa. Wade explica que a história segue o líder de um culto determinado a reunir seguidores dignos. “Há momentos em que os seguidores cantam um hino malévolo para abrir um portal, permitindo ao líder entrar”, explica ele. Phil Bozeman, vocalista da banda, acrescenta que o conceito central gira em torno de uma desconstrução das ideias tradicionais de harmonia e melodia. “O «Hymns In Dissonance» é uma paródia da verdadeira natureza dos hinos. Aqui, os hinos representam os sete pecados mortais, com cada faixa, da terceira à décima, a abordar um pecado. As duas primeiras músicas funcionam como uma introdução.”
O primeiro vislumbre do novo álbum dos WHITECHAPEL surgiu no Outono de 2024, com o single «A Visceral Retch». O impacto foi imediato, com os fãs a descreverem a música como algo “brutal e nunca ouvido” na sonoridade da banda. Agora, o tema-título, «Hymns In Dissonance», mantém a fasquia bem elevada. Bozeman detalha que a canção aborda o poder crescente do líder e o envolvimento dos seus seguidores em actos terríveis para concretizar os seus objetivos.
Segundo um comunicado de imprensa, os WHITECHAPEL iniciaram a composição do álbum em Junho de 2023, após a sua digressão de promoção ao antecessor «The Valley». O processo criativo teve lugar no estúdio de Zach Householder, guitarrista e produtor do novo registo. “Este é um momento especial para nós… Podermos ser autossuficientes e produzir um álbum desta magnitude é incrível,” diz Householder, que aproveitou a experiência adquirida a trabalhar com o produtor Mark Lewis nos últimos álbuns da banda.
Resultado, com este esforço colectivo, «Hymns In Dissonance» promete ser não apenas uma continuação natural do aclamado «Kin», de 2021, mas também uma espécie de sucessor temático do aplaudido «This Is Exile», de 2008. Em baixo, já podes conferir a capa e o alinhamento completo do novo longa-duração dos WHITECHAPEL; as pré-encomendas dos formatos físicos estão disponíveis através da loja virtual da Metal Blade Records.
01. Prisoner 666 | 02. Hymns In Dissonance | 03. Diabolic Slumber | 04. A Visceral Retch | 05. Ex Infernis | 06. Hate Cult Ritual | 07. The Abysmal Gospel | 08. Bedlam | 09. Mammoth God | 10. Nothing Is Coming For Any Of Us