WEATHER SYSTEMS

WEATHER SYSTEMS: A estreia «Ocean Without A Shore» para ouvir na íntegra [streaming]

Criados por Daniel Cavanagh e Daniel Cardoso logo após a cisão dos lendários ANATHEMA, os WEATHER SYSTEMS assinam um sumptuoso primeiro registo de longa-duração.

Após alguns meses de antecipação, os WEATHER SYSTEMS lançaram finalmente o seu muito aguardado álbum de estreia, intitulado «Ocean Without A Shore», através da Music Theories Recordings. Como noticiado anteriormente, esta nova banda, foi criada após a separação dos ANATHEMA, e volta a juntar o multi-instrumentista Daniel Cavanagh ao baterista e produtor nacional Daniel Cardoso.

A música permite-nos canalizar emoções, pensamentos e verdades demasiado transcendentes para uma simples conversa. Essencialmente, quebra barreiras e permite o discurso num plano superior.“, pode ler-se no comunicado de imprensa que anuncia o lançamento do disco de estreia da dupla, já disponível no player em baixo.

Como é sabido, Daniel Cavanagh sempre comunicou através da sua música e, ao longo das três décadas que passou como co-fundador, guitarrista principal e compositor dos ANATHEMA, conquistou gerações de fãs, lançando um rol de álbuns aclamados mundialmente. Se és fã dessa fase, carrega no play e não te vais sentir defraudado.

Agora, ao leme dos WEATHER SYSTEMS, aproxima-se do público mais do que nunca, não só retomando onde parou, mas também dando com confiança o próximo passo na sua viagem criativa com a novidade «Ocean Without A Shore». Dúvidas restassem, na sequência de «Do Angels Sing Like Rain?», a banda disponibilizou um segundo single e vídeo-clip de avanço para o seu muito aguardado disco de estreia — o tema, intitulado «Synaesthesia», já pode ser escutado no player em cima.

Este disco é bastante mais directo, honesto e sincero”, afirma Cavanagh, o líder e estratega dos WEATHER SYSTEMS. “Leva-nos numa viagem com algumas canções muito pessoais, intensas e emocionais. Para mim, é um registo espiritual. A música vem de um lugar mais alto, por isso espero que vos toque.” Tomando, por exemplo, este primeiro single, uma coisa é certa: o disco para ter tudo para agravar aos fãs da sua banda anterior.

Não é, por isso, de todo, estranho, que o músico explique que muito do material gravado para o álbum de estreia dos WEATHER SYSTEMS estivesse destinado aos ANATHEMA. Em 2019, o músico mergulhou na escrita do que acreditava ser o próximo trabalho do grupo. Dois anos antes, os britânicos tinham alcançado vários marcos críticos e comerciais com aquele que acabou por ser o seu último álbum, o muito elogiado «The Optimist». No estúdio, a trabalhar no que pensava ser o sucessor, atingiu o seu ritmo criativo com uma miríade de material elegantemente pesado e enigmaticamente fascinante.

Infelizmente, em 2020, os ANATHEMA entraram em hiato por tempo indeterminado e, como tal, a maior parte de «Ocean Without A Shore» teve origem durante essas sessões. Podes conferir o alinhamento e a capa do álbum de estreia dos WEATHER SYSTEMS em baixo, o CD está disponível na loja virtual da Proper Music.

01. Synaesthesia | 02. Do Angels Sing Like Rain? | 03. Untouchable Part 3 | 04. Ghost In The Machine | 05. Are You There? Part 2 | 06. Still Lake | 07. Take Me With You | 08. Ocean Without A Shore | 09. The Space Between Us