WEATHER SYSTEMS

WEATHER SYSTEMS estreiam-se em Portugal com uma data-dupla em Maio de 2025

Criados por Daniel Cavanagh e Daniel Cardoso logo após a cisão dos lendários ANATHEMA, os WEATHER SYSTEMS vão proporcionar ao público português uma oportunidade única de viver a intensidade da sua música ao vivo.

Os WEATHER SYSTEMS, uma das bandas emergentes mais aclamadas do rock atmosférico e progressivo, vão actuar pela primeira vez em Portugal no próximo ano. Com concertos agendados para os dias 2 e 3 de Maio de 2025, respectivamente na República da Música, em Lisboa, e no Hard Club, no Porto, o grupo britânico promete trazer ao público português a intensidade e profundidade emocional que têm marcado o seu percurso internacional.

Criados por Daniel Cavanagh e Daniel Cardoso após a cisão dos lendários ANATHEMA, os WEATHER SYSTEMS rapidamente se tornaram uma referência no panorama musical alternativo europeu. O grupo tem consolidado a sua identidade sonora com uma mistura cativante de rock progressivo, post-rock e música ambiental, bem patente no álbum de estreia «Ocean Without A Shore», editado em Setembro deste ano pela Proper Music.

Como é sabido, Daniel Cavanagh sempre comunicou através da sua música e, ao longo das três décadas que passou como co-fundador, guitarrista principal e compositor dos ANATHEMA, conquistou gerações de fãs, lançando um rol de álbuns aclamados mundialmente. “A música permite-nos canalizar emoções, pensamentos e verdades demasiado transcendentes para uma simples conversa. Essencialmente, quebra barreiras e permite o discurso num plano superior.“, podia ler-se no comunicado de imprensa em que os músicos anunciaram o lançamento do seu disco de estreia.

Agora, ao leme dos WEATHER SYSTEMS, Cavanagh aproxima-se do público mais do que nunca, não só retomando onde parou, mas também dando o próximo passo na sua viagem criativa com uma confiança inabalável em «Ocean Without A Shore». “Este disco é bastante mais directo, honesto e sincero”, afirma o líder e estratega dos WEATHER SYSTEMS. “Leva-nos numa viagem com algumas canções muito pessoais, intensas e emocionais. Para mim, é um registo espiritual. A música vem de um lugar mais alto, por isso espero que vos toque.

Não é, por isso, de todo, estranho, que o músico explique que muito do material gravado para o álbum de estreia dos WEATHER SYSTEMS estivesse destinado aos ANATHEMA. Em 2019, o músico mergulhou na escrita do que acreditava ser o próximo trabalho do grupo. No estúdio, a trabalhar no que pensava que seroa o sucessor do muito elogiado «The Optimist», o músico atingiu o seu ritmo criativo com uma miríade de material elegantemente pesado e enigmaticamente fascinante. Infelizmente, os ANATHEMA entraram em hiato por tempo indeterminado em 2020 e, como tal, a maior parte de «Ocean Without A Shore» teve origem durante essas sessões.

Ambos os concertos de estreia dos WEATHER SYSTEM em solo nacional vão contar com a presença dos HAUNT THE WOODS como convidados especiais. Formada em 2016, nos últimos anos, a banda britânica tem impressionado com a sua singular fusão de folk, rock e influências progressivas e afirmam-se como o complemento perfeito para estas noites de celebração musical.