«Sordideities» é o mais recente vídeo-clip dos WASTE DISPOSAL MACHINE, que vão estar no Maus Hábitos, no Porto, já no próximo dia 12 de Julho.
Os nacionais WASTE DISPOSAL MACHINE acabam de lançar um novo single e vídeo-clip. «Sordideities» é o segundo single retirado do álbum «Chimæra» e vem carregado de um industrial que galopa entre o veloz e o mais tranquilo, encontrando paisagens com ligeiras pinceladas de gótico. Agora, antecipando o concerto de apresentação do álbum nos Maus Hábitos, no Porto, no próximo dia 12 de Julho, os músicos lançaram um vídeo-clip para o novo single, que já pode ser visto em baixo.
Com raízes entre Tomar e Torres Novas, os WASTE DISPOSAL MACHINE to,aram forma em 2002 como um quinteto formado por João Gonçalves, Miguel Silva, Victor Silva, Hugo Santos e Pedro Serra. Ainda nesse ano, sem perderem tempo, lançaram a primeira maqueta e, em 2008, já sem Pedro Serra, lançaram o primeiro álbum, «Interference», onde consolidaram a sua estética sonora e visual, misturando vários estilos musicais que vão do rock ao metal, passando pela electrónica e algum industrial.
Com a aposta em actuações enérgicas e cirúrgicas, os WASTE DISPOSAL MACHINE tentaram marcar uma posição no underground luso e, neste período, tocaram de norte a sul de Portugal e também em Espanha para promover o álbum de estreia. Rui Jorge integrou o grupo em 2010 e, dois anos depois, após mais uns acertos de formação quando se preparavam para começar a trabalhar no segundo álbum, adoptaram o formato trio que se mantém até hoje: João Gonçalves na voz, Miguel Silva na guitarra e programações e Rui Jorge na guitarra.
Composto e gravado ao longo de dois anos, «Debris» foi finalmente lançado em 2014 e reflectiu não só a mudança de line up, mas também a abertura dos WASTE DISPOSAL MACHINE a colaborações externas e metade dos temas do álbum foram compostos em simbiose com um naipe eclético de nomes, entre os quais se contaram PMDS, Sci Fi Industries, Broto Verbo, Miss Cat e Ah Cama-Sotz. Na sequência desta edição, os músicos actuaram em várias das mais importantes salas do circuito nacional, tendo regressado também a Espanha.
Após um hiato de dez anos, a banda regressou a estúdio para gravar o terceiro disco de longa-duração, que teve em «Dumb Persistence», estreado em exclusivo pelos nossos parceiros da ROMA INVERSA e disponível no player em baixo, o seu primeiro tema de avanço. Intitulado «Chimæra», o novo álbum dos WASTE DISPOSAL MACHINE foi totalmente gravado, misturado e masterizado nos The Pentagon Audio Manufacturers, com produção de Fernando Matias e da própria banda. A edição, a 24 de Abril de 2024, resultou de uma parceria entre a Ragingplanet e a Chaosphere Recordings.