Os WARDRUNA vão lançar o seu novo álbum de estúdio, intitulado «Kvitravn», no dia 22 de Janeiro de 2021 via ByNorse / Sony Music. De forma a aguçar ainda mais o apetite dos fãs, a banda partilhou mais um tema de avanço para o disco. «Skugge», que em tradução livre quer dizer “sombra”, pode ser ouvido no player em cima. “A «Skugge» soa-me particularmente pessoal, pois muda o foco para dentro“, explica Einar Selvik, o estratega da muito aplaudida banda norueguesa. “Esta é uma canção sobre as sombras, sobre os ecos e sobre o equilíbrio entre procurar respostas e sabedoria interna e externamente. O lyric vídeo que acompanha o tema permite ao ouvinte fazer uma jornada profunda pelo mundo dos Wardruna e oferece espaço para reflexão e contemplação, portanto… Vocês devem submeter-se a isto”.
Segundo um comunicado divulgado pela própria banda através do seu site, “«Kvitravin» começa onde a trilogia Runaljod parou musicalmente“ e mostra uma “evolução no som” do grupo. “O álbum apresenta uma ampla seleçcão de instrumentos tradicionais e históricos, como Kravik-lyre, Trossingen-lyre, Taglharpa, Sootharp, Langeleik, Crwth, Goat- horn, Lur, Bronze-lur, flauta ou Moraharpa e apresenta participações de um pequeno grupo de cantores tradicionais liderados por Kirsten Bråten Berg, um dos guardiões mais importantes da música tradicional norueguesa.”
Recorde-se que, recentemente, Einjar Selvik e os WARDRUNA celebraram o Solstício de Inverno, um dos feriados pagãos mais importantes e antigos, com uma apresentação ao vivo do single «Andvervarljod». O tema, cujo título em inglês é «The Song of The Spirit-Weavers», explora as divindades nórdicas do destino (também conhecidas como Norns) e a ideia de que o espírito de uma pessoa está ligado ao vento, antes e depois do nascimento. A canção conta com a participação especial de um pequeno grupo de cantores tradicionais noruegueses, incluindo Kirsten Bråten Berg, Sigrid Berg, Unni Løvlid e Ingebjørg Reinholdt ao lado de Lindy-Fay Hella, dos próprios WARDRUNA.