WARDRUNA

WARDRUNA: Revelam o tema-título do novo álbum «Birna» [vídeo-clip]

Já na sequência de «Himinndotter», «Hibjørnen» e «Lyfjaberg», os WARDRUNA divulgaram o tema-título do seu muitíssimo aguardado novo álbum, que chega em Janeiro de 2025.

Fornecedores mundialmente conceituados de pós-rock com um toque norueguês e folk de qualidade superior, os WARDRUNA vão editar o seu sexto álbum, intitulado «Birna», no dia 24 de Janeiro de 2025, através de uma colaboração entre a By Norse Music e a Sony Music. O muito aguardado sucessor de «Kvitravn» contém um total de dez canções e, segundo se lê num comunicado de imprensa, “oferece outra poderosa exploração e contemplação do mundo natural, com o compositor visionário Einar Selvik em busca da voz do urso.

Hoje, temos para mostrar mais uma antevisão do muito aguardado próximo LP dos WARDRUNA, com o novo single «Birna». Através da paisagem sonora caraterística do colectivo, a canção revela-se pesada e progressiva, quanto mostra a valiosa ligação entre o ser humano e o mundo natural. “Esta canção ilustra um diálogo entre o homem e o urso, exemplificando os vários traços e capacidades que nós, seres humanos, procurámos emprestar a estes importantes animais totémicos ao longo da história“, comenta Einar Selvik.

Os ursos não precisam da nossa ajuda ou de qualquer ornamentação tradicional humana para ser o seu próprio eu poderoso”, continua o músico. “Se olharmos para as tradições passadas do urso que valem a pena recordar, o que se passa é exactamente o contrário. Aprendemos, sonhamos em tomar emprestadas as suas caraterísticas e capacidades. Tememos, veneramos e tentamos caminhar lado a lado, mas sempre em caminhos separados. Respeitosamente, reclamamos e damos espaço. Este pareceu-me profundamente o momento certo para dar voz a Birna, a mãe e o pastor dos bosques em vias de extinção”.

No passado mês de Novembro, os WARDRUNA lançaram o single «Lyfjaberg», numa versão captada ao vivo o Odeão de Herodes Ático, que é Património Mundial da UNESCO, na Acrópole de Atenas, durante o equinócio de Outono, no dia 21 de Setembro de 2023. Além de fazer parte do alinhamento de «Birna», o tema (nesta versão live) faz parte também do próximo DVD/Blu-Ray da banda, «Live At The Acropolis», que vai ser disponibilizado a 24 de Janeiro.

Este tema surgiu na sequência de «Hibjørnen», cujo vídeo-clip oficial estreou no passado dia 27 de Outubro, e pode ser visto no player em baixo. Quando comparado com as composições bastante ricas e polifónicas que compõem a maioria dos temas de «Birna», este single adoptou uma abordagem muito mais simples e directa, evocando a sonoridade presente em «Skald», de 2018.

Einar Selvik, o líder dos WARDRUNA, comenta: “O ritmo do urso personifica o próprio ciclo da vida. À medida que o Inverno se aproxima, retira-se para a sua toca — de volta ao ventre; o seu pulso desacelera, o corpo entra numa espécie de morte intermediária. Tal como uma canção de embalar, «Hibjørnen» adopta a perspectiva do urso em hibernação e dos sonhos adormecidos dentro da sua toca. O ouvinte regressa do abrigo do urso mais atento e contemplativo face às maravilhas da natureza, precisamente a tempo de observar os primeiros rebentos da Primavera.

Recorde-se que, no final de Setembro, os WARDRUNA já tinham mostrado «Himinndotter» através de um majestoso vídeo-clip filmado no Parque Nacional de Rondane, na Noruega, muito famoso pela sua paisagem acidentada e pelas renas em liberdade. Como podes conferir, a paisagem dramática revela-se um cenário perfeito para as imagens realizadas por Tuukka Koski.

«Himinndotter», que conta com a participação do coro norueguês Koret Artemis, faz parte de um conjunto de seis canções do novo álbum relacionadas com o urso”, diz Selvik, o mentor dos WARDRUNA. “O título é uma brincadeira com a noção globalmente comum da origem mítica dos ursos como seres celestiais. São os batimentos cardíacos do urso adormecido, cerca de nove por minuto, que se podem sentir em «Birna». Este processo cíclico, tão enraizado na natureza e na visão do mundo das culturas mais antigas, impulsionou o nosso trabalho criativo“.

«Birna» foi escrito e gravado ao longo de um período de três anos com música assinada por Selvik e pela sua colaboradora (e cantora) de longa data Linda-Fay Hella, e letras escritas exclusivamente por Selvik. O álbum conta com o talento da dupla Hella / Selvik, coadjuvado por Eilif Gundersen, HC Dalgaard, Sondre Veland, John Stenersen e Arne Sandvoll.

Simultaneamente, os WARDRUNA vão lançar também «Live At The Acropolis» em DVD/Blu-Ray. O disco contém a actuação completa em Setembro de 2023 no famoso monumento que é Património Mundial da UNESCO, com entrevistas adicionais e imagens dos bastidores. As pré-encomendas de «Birna» e «Live At The Acropolis» já estão disponíveis, com o novo álbum disponível em vinil de edição limitada e CD.

01. Hertan | 02. Birna | 03. Ljos til Jord | 04. Dvaledraumar | 05. Jord til Ljos | 06. Himinndotter | 07. Hibjørnen | 08. Skuggehesten | 09. Tretale | 10. Lyfjaberg