wacken

WACKEN 2023: Mau tempo provoca estragos no maior festival de metal do mundo [vídeo]

Chuvas torrenciais e circulação automóvel cortada. Pela primeira vez em mais de três décadas, o WACKEN OPEN AIR está a ser fortemente afectado pelas más condições meteorológicas.

Hoje, quarta-feira, 2 de Agosto, organização do festival WACKEN OPEN AIR viu-se obrigada a proibir a entrada de mais público nos terrenos do festival e os fãs que ainda não tinham trocado os seus bilhetes por pulseiras não vão poder participar nas celebrações deste ano, uma vez que a circulação automóvel está proibida desde ontem. Além disso, os shuttles que transportam os fãs estão perto da capacidade máxima e a organização aconselha o público a não se deslocar até à pequena vila alemã onde decorre o evento.  Ainda assim, estão a fazer todos os possíveis para quem se encontra acampado possa assistir às actuações em segurança e a Magenta TV vai tentar assegurar o maior número de transmissões possíveis para os fãs que não vão poder estar presentes. Podes ver o comunicado de Thomas Jensen em baixo.

Recorde-se que, ontem, os organizadores do Wacken Open Air, na Alemanha, emitiram uma proibição de viagem para todos os portadores de ingressos com carros e carrinhas devido à “situação climatérica difícil” no local do festival. Devido às fortes chuvas dos últimos dias e à previsão de mais chuva para as próximas 24 horas, não será permitida a entrada de veículos no local. Os organizadores do evento divulgaram a seguinte declaração: “Todas as viagens para o Wacken Open Air com veículos motorizados de todos os tipos devem ser interrompidas com efeito imediato“.

Devido à difícil situação meteorológica em curso, com a quantidade adicional de chuva nas últimas 24 horas e o estado resultante das áreas de campismo, áreas dos eventos e estradas de acesso, infelizmente não temos outra solução senão proibir a entrada de mais veículos motorizados na área do campismo de forma a não arriscarmos a segurança e protecção das pessoas no local. Portanto, todos os metaleiros em veículos motorizados de todos os tipos são instados a cancelar a sua viagem para Wacken se já estiverem a caminho, ou não a começarem. Isto aplica-se até ao final do festival.

Segundo os organizadores, estão a ser feitas todas as tentativas possíveis para trazer os veículos que já estavam nas imediações do local para o festival. “Vamos continuar a fazer todos os esforços para que os veículos que já estão nas imediações cheguem ao local“, pode ler-se. “No entanto, vamos ter de rebocar cada veículo individualmente até a vaga de estacionamento pretendida com um tractor, o que leva muito tempo. Todos os tractores estão em uso contínuo dia e noite em todas as áreas. De momento, estamos a recolher mais informações sobre como lidar com os vossos ingressos e anunciaremos novas directrizes o mais brevemente possível. Estamos muito tristes por termos de tomar esta decisão difícil — pela primeira vez na história do W:O:A.

Esperava-se que cerca de 85.000 fãs comparecessem à edição deste ano do festival anual de metal, que esgotou seis horas depois dos ingressos começaram a ser vendidos há um ano — a venda mais rápida da história do Wacken Open Air. As lendas do heavy metal britânico IRON MAIDEN são a atracção principal da edição de 2023, que decorre há 32 anos em Wacken, uma pequena vila com uma população de cerca de 2.000 habitantes. No ano de 1990, a edição inaugural atraiu menos de 800 pessoas, mas desde então o evento cresceu e transformou-se no maior festival ao ar livre do seu género. Actualmente, cerca de 30 por cento do público viaja de outros países para o festival, que nos últimos anos tem vindo a crescer em popularidade.