De momento, ainda não se sabe bem quantas das 85,000 pessoas que compraram bilhete conseguiram entrar no recinto do WACKEN OPEN AIR até ao início do dia de hoje.
Como noticiado mais cedo, hoje, quarta-feira, dia 2 de Agosto, a organização do WACKEN OPEN AIR viu-se forçada a interromper a admissão de público devido às más condições climatéricas que se têm abatido sobre aquela região da Alemanha, deixando milhares de pessoas impossibilitadas de entrarem no recinto do evento. Agora, anunciaram ir proceder à devolução do valor dos bilhetes diários e passes a todos os afectados por esta situação inédita.
“Caros titulares de bilhetes, apesar de todos os nossos esforços, tivemos que anunciar o fim da admissão ao Wacken Open Air 2023 no início desta manhã devido à actual situação climatérica que se faz sentir na região e ao seu efeito que teve no recinto festival“, pode ler-se num comunicado publicado no site oficial do evento. “Todos os portadores de ingressos que não puderam entrar no festival vão receber reembolso total do preço do bilhete ou passe. Informações completas sobre o processo de reembolso — incluindo quando os fãs podem esperar receber os valores em causa — serão enviados em breve.”
“Sabemos que muitos de vocês fizeram um esforço enorme para participarem no Wacken 2023 e que, em muitos casos, fizeram uma longa jornada para tentar chegar ao festival. Não queríamos mais nada além de comemorarmos no nosso solo sagrado com cada um dos 85.000 metaleiros que compraram bilhete para a edição deste ano, mas tendo em conta as condições agrestes que estamos a enfrentar, atingimos o número máximo de visitantes que podemos acomodar este ano. Esperamos, muito sinceramente, conhecê-los pessoalmente no próximo festival. Por favor, enviem todas as vossas perguntas sobre o processo de reembolso para refund23@wacken.com”.
Recorde-se que, ontem, os organizadores do Wacken Open Air, na Alemanha, emitiram uma proibição de viagem para todos os portadores de ingressos com carros e carrinhas devido à “situação climatérica difícil” no local do festival. Devido às fortes chuvas dos últimos dias e à previsão de mais chuva para as próximas 24 horas, não será permitida a entrada de veículos no local. Os organizadores do evento divulgaram a seguinte declaração: “Todas as viagens para o Wacken Open Air com veículos motorizados de todos os tipos devem ser interrompidas com efeito imediato“.
“Devido à difícil situação meteorológica em curso, com a quantidade adicional de chuva nas últimas 24 horas e o estado resultante das áreas de campismo, áreas dos eventos e estradas de acesso, infelizmente não temos outra solução senão proibir a entrada de mais veículos motorizados na área do campismo de forma a não arriscarmos a segurança e protecção das pessoas no local. Portanto, todos os metaleiros em veículos motorizados de todos os tipos são instados a cancelar a sua viagem para Wacken se já estiverem a caminho, ou não a começarem. Isto aplica-se até ao final do festival.“
Esperava-se que cerca de 85.000 fãs comparecessem à edição deste ano do festival anual de metal, que esgotou seis horas depois dos ingressos começaram a ser vendidos há um ano — a venda mais rápida da história do Wacken Open Air. As lendas do heavy metal britânico IRON MAIDEN são a atracção principal da edição de 2023, que decorre há 32 anos em Wacken, uma pequena vila com uma população de cerca de 2.000 habitantes. No ano de 1990, a edição inaugural atraiu menos de 800 pessoas, mas desde então o evento cresceu e transformou-se no maior festival ao ar livre do seu género. Actualmente, cerca de 30 por cento do público viaja de outros países para o festival, que nos últimos anos tem vindo a crescer em popularidade.