Contando com a participação do vocalista Francisco Martins, esta é a primeira canção gravada pela formação de concerto dos nacionais VISCERAL.
Death metal sem merdas, com uma vibração old school e as sombras das vertentes mais extremas deste espectro musical. Este foi o ponto de partida para Bruno K. começar a juntar ideias e construir estruturas de canções para os VISCERAL, projecto que surgiu no final de 2022. Para gravar o álbum de estreia, ao músico com reputação criada nos históricos IN THA UMBRA, juntou-se então um elenco de luxo, com o baterista Menthor Serpens a moldar as canções numa forma ainda mais extrema e Alexandre Ribeiro a contribuir com a sua abordagem criativa ao baixo.
Para as vozes era necessário obter cores e formas diversas e Guilherme Henriques, dos GAEREA e OAK, aceitou o convite para partilhar esses deveres com o líder e mentor dos VISCERAL, completando a banda de estúdio que gravou «The Tree Of Venomous Fruit», que foi alvo de altos louvores na apreciação certeira dos nossos parceiros da ROMA INVERSA.
Ao vivo, a banda tem o formato de power trio, com Bruno K. (vozes e guitarras), Ruben S. (baixo) e Mauro S. (bateria). Após passar em alguns cartazes do underground intramuros na parte final deste ano de 2023, a formação estreou o seu primeiro registo de estúdio. E que estreia! Gravado, misturado e masterizado por Bruno K., no llargia Recording Studio, «The Breath That Kindled Fire», que podes ouvir no player em baixo, é mais um tempestuoso exercício de death metal carregado de sombras e laivos sibilantes de black metal. O single, que conta com a participação do convidado Francisco Martins, dos VILLAIN OUTBREAK, tem o selo Raging Planet e é uma edição exclusiva em formato digital.